sexta-feira, 5 de maio de 2006

Médicos

A minha maleita viral abriu-me o espírito (e também as goelas) para a problemática da falte de médico de família em Canas de Senhorim… Não é que o problema me toque pessoalmente, já que eu estou servido pela súbdita de J. Carlos (não encontrem qualquer intenções xenófobas nesta apreciação), contudo, convém dizer algo!...
Com a saída para a reforma do Dr. Américo, o seu lugar ficou sem ser preenchido por falta de “alguém que queira”… Falou-se de um concurso que deu para o torto, mas a verdade é que não há ninguém!... Mesmo a nível concelhio a “coisa” não tem grande resolução… Não há ovos, não há omoletas!... Até já estou arrependido de ter votado na simpática Dr.ª Curandeira para presidente do Município… É que, a bem dizer, é menos um para acudir ao pessoal e até deve haver gente com outros empregos (por. ex. professores) que podem muito bem ser simpáticos autarcas… E já que sou simpaticamente apelidado de fascista pelos meus amiglos, porque não uma Lei a proibir médicos e enfermeiros (também parece que faltam) de ocupar cargos políticos?
Dr. Bernardino, que é o novo “chefe” dos médicos da Extensão de Saúde de Asnelas não tem soluções (nem pode ter), a sub-região de saúde de Viseu que é que quem contracta e paga os nossos médicos encolhe os ombros e diz:
- Se arranjarem um, nós pagamos!...
Mas a Junta (sim, a Junta reuniu com a ARS-Viseu), ou as juntas deste Portugal têm de arranjar médicos para as suas populações? Bem, se calhar até têm… O pagar não é problema… A Junta até já se ofereceu para pagar!
Mas pode o Presidente da Junta ir à Ucrânia oferecer 1500€ a um médico de lá para vir trabalhar para Canas de Senhorim? E depois ele pode passar receitas? E é reconhecido pelos seus pares? E é reconhecido pelo estado português?

O problema é nacional, bem sei, mas como diria o egoísta, com os males dos outros posso eu bem… E chegou o tempo de se pensar e agir, porque já ontem era tarde e amanhã pode não ter uma resolução pacífica...