quinta-feira, 4 de maio de 2006

Portugal marca!... II

Quando me contaram, pensei que seria uma brincadeira de Carnaval… Só mais tarde reparei que o Carnaval ainda vem longe!
Casais com 1 filho vão pagar mais à segurança social!... Não é, não vão ter benefícios, mas sim pagar mais… Já não me passava pela goela abaixo o facto de sendo casado, o mesmo cidadão, com o mesmo ordenado, pagar, em média, mais 1% de irs… Se um dos conjugues ficar desempregado não tem direito ao subsídio de desemprego, porque o outro está empregado… Mas se eles só vivessem juntos já tinha direito ao tal subsídio…. Agora a segurança social quer também mais dos jovens “casadoiros”…
Porque não o pessoal viver junto (sem qualquer vínculo) até ter dois filhos, beneficiando assim de um irs mais baixo, de subsídios a famílias mono parentais, maior percentagem de descontos nas tabelas dos benefícios fiscais … Depois de terem dois ou mais rebentos casem-se (ou fiquem em união de facto) e voltam a ter benesses… Concluindo, ser casado sem filhos ou com um filho é mau negócio… Ou então amamos Portugal, o que também está bem!...
Só que depois temos outra (revelação das minhas fontes), quem mais filhos tiver ao longo da vida tem a menos reforma… Quem tem filhos não precisa do estado! Será esta a lógica? É claro que, numa perspectiva moral, nós temos a responsabilidade de cuidar dos nossos pais, não sei é, até que ponto, o estado tem autoridade no que diz respeito à moralidade!

Mas, tudo bem, eu amo Portugal, sou masoquista!... Pró ano vou vestir um fato no 25 de Abril e andar com um cravo vermelho na lapela! Porque fazer arakiri não é opção!