terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Pensamentos sociais

No actual momento social, ao mesmo tempo que se fossilizam projectos e instituições, emergem novos movimentos e novos processos de transformação.Porém, no terreno movediço da história, nem sempre existe a capacidade política de adequação organizativa e pilotagem, no interior da mudança, de novas ideias e novos instrumentos operativos.
A transformação social faz-se com perturbações de avanços e recuos, faz-se com disfunções reguláveis mas também com rupturas incontroláveis.
Se queremos a reforma do sistema político não teremos também de reformar os nossos próprios projectos e instrumentos políticos?
Se queremos superar o antigo paradigma não deveremos criar novas organizações, novos processos de funcionamento e novas alternativas sociais?
A nova problemática social não exigirá novas formas de luta?

Será necessário retomar, na história dos movimentos sociais, as sementes que proporcionam projectos criativos dessa luta emancipadora em que o caminho expressa já a própria finalidade desejada:
A desobediência civil de Thoreau e Crandhi;
A democracia directa e a auto-gestão;
A investigação-acção através de mobilizações populares com acções exemplares como as de Danilo Dolci, Lanza dei Vasto e Martin Luther King;
Os fóruns populares e as universidades livres, de chamamento alternativo e social, acompanhadas por acções e instalações de "plástica social" como propunha Joseph Beuys;
A inventividade de lutas, capazes de articular unidade e diversidade cultural como no processo de luta dos Chiapas
Estes são alguns dos exemplos para inventar o futuro.
Em lugar de querermos apenas substituir um governo por outro, necessitamos de abrir um espaço de confronto político onde cidadãos livres possam participar noutras formas auto-gestionárias de decidir e gerir a própria vida social.
O que nos deve preocupar é a nova relação, livre e autónoma entre as pessoas, através da democracia directa.
Como muita gente, eu tive também um sonho! Tive um sonho em que havia, não sei em que lugar, um bairro de casas numa serra ou um casario grande numa encosta à beira duma cidade. “Não sei se era um convento de vale de madeiros ou as grutas da Felgueira”!
Poderemos juntos construir ainda essas ilhas de cultura humana, que transportam de uma forma exemplar o novo paradigma emergente que queremos?Poderemos formar um ou mais centros de iniciativas que sejam experiências exemplares?...

Jacinto Rodrigues
Truncado por Cingab