quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

Opiniões no partido

Depois de ontem é bom ler as opiniões dos partidos:

Comecemos com o amigo Junqueiro PS:
“O líder da federação de Viseu do PS, José Junqueiro, apela ao Governo e ao Presidente da República que "falem verdade aos canenses", assumindo, de uma vez por todas, que o reclamado concelho de Canas de Senhorim "não é possível"”
E continua atacando o seu inimigo de sempre:
“José Cesário, então deputado na Assembleia da República (AR) eleito pelo PSD, assinou o primeiro projecto de lei para a criação do município, parte integrante do concelho de Nelas. "Ele é o primeiro responsável pelo que aconteceu! É autor do projecto de lei que criou a ilusão de concelho aos canenses e é participante activo das suas celebrações"”
Sr. Junqueiro, não é que isso mude muita coisa, mas Canas de Senhorim tem mais de 4000 habitantes…

Agora o PSD:
“Ao contrário, o líder da distrital do PSD de Viseu, Carlos Marta, reagiu, acusando o líder socialista de "irresponsabilidade". "Junqueiro gosta de fazer política de forma muito negativa. [As declarações demonstram que] é uma pessoa sem sentido de responsabilidade, porque ele e outros deputados do PS também já apresentaram propostas para a criação de concelhos", sublinhou. Marta "lamenta profundamente" os acontecimentos de anteontem, mas realça que não existem culpados pelas manifestações. "Todos têm direito a manifestar-se, a fazer reivindicações, mas cumpra-se a lei. Se alguém não cumprir a lei, tem de haver uma intervenção das forças de segurança", continuou”

E o Companheiro de coligação:
“Hélder Amaral, presidente do PP-Viseu, também "não culpa ninguém" pelos acontecimentos, mas sublinha que, "a haver hierarquicamente um culpado, seria a única pessoa que podia ser elemento de equilíbrio, o presidente da Câmara de Nelas", o socialista José Correia. "A política existe é para resolver os problemas das pessoas. Por isso, o PP apoiou o projecto, porque há pelo menos uma parte muito significativa da comunidade que quer ter nas suas mãos o destino de Canas. Mas não foi essa a vontade do Presidente da República", realçou, destacando que "a maioria PSD/PP respeitou essa vontade". Sobre a manifestação de terça-feira, Amaral explicou ao PÚBLICO que o PP apoia as acções do Movimento "na medida em que respeitem o Estado de direito. Peço ainda que tenha noção de responsabilidade".”

O Partido Comunista:
“Embora também não atribua responsabilidades directas, o responsável do PCP-Viseu, João Pauzinho, frisa que, "a haver responsáveis, é o Presidente da República". "Se [Jorge Sampaio] tem algum compromisso com Canas, deve cumpri-lo", apelou, acrescentando que "não se deve misturar a questão do concelho com os problemas ambientais [relativos ao abandono das antigas minas de urânio] e aos dos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio [ENU]".”

Por fim os Bloquistas:
“Do Bloco de Esquerda, Maria da Graça Pinto apontou o dedo ao Governo, que considera responsável pelos confrontos entre moradores e GNR, uma vez que "a forma como o executivo conduziu o processo abriu portas a questões como a posição ambígua" de Jorge Sampaio. "Colocar na mira de tiro o Presidente não contribuiu para resolver nada", vincou.”

Temos o apoio de todos os partidos da esquerda à direita, menos o PS, estarão eles todos enganados