segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

A mulher do meu irmão

Para muitos o mais importante das suas existências não é lutar por uma vida melhor, trabalhando com brio e alegria. É sim, tentar por todos os meios, fazer com que os que nos rodeiam tenham uma vida pior!...

“Era uma vez um homem estrangeiro...
Chegado a uma aldeia, cansado como estava, foi pedir abrigo a uma estalagem. O hospedeiro logo se aprontou a acolhê-lo, mesmo sabendo que, pelo aspecto, ele não tinha dinheiro para pagar! Só que havia um problema: como o estalajadeiro tinha de ir para férias nessa mesma noite, não podia ficar a tomar conta da estalagem. Pediu então ao homem que falasse com um dos seus empregados e combinasse um preço simbólico para ficar na estalagem essa noite. Assim, poderia manter a hospedaria aberta para o homem estrangeiro!
Chegou ao pé do chefe dos empregados e perguntou:
- Poderia ficar aqui esta noite a tomar conta da estalagem?
- Não posso, tenho que ver o futebol esta noite! – respondeu-lhe
- E você, poderia fazer essa caridade? – perguntou ao cozinheiro!
- Já agora não me faltava mais nada!
Dos 15 empregados da hospedaria, 14 viraram-lhe as costas. Faltava o Zé, o Jardineiro, que não tinha sequer autorização para entrar na hospedaria! A resposta dele foi afirmativa, faltava só a autorização do dono:
- Bem, visto você ter dificuldades em encontrar um funcionário meu para tomar conta da hospedaria esta noite, que seja o jardineiro!
E assim foi!...
No dia seguinte o homem estrangeiro chamou o jardineiro e disse:
- Toma lá 1 000 contos.... Dá metade ao dono da estalagem porque é um homem bom... Divide o resto com todos os que trabalharam contigo esta noite para me acolherem!
- Mas senhor, eu fui o único que aqui estive! – exclamou o Zé
O homem retorquiu:
- Faz o que eu te mandei! – e continuou viagem para Sul...

Depois dos outros empregados saberem o dinheiro que o Zé tinha ganho nessa noite, foram fazer queixa do homem estrangeiro:
- Os lençóis estão todos rasgados! – dizia a camareira...
- Partiram-me 5 pratos! – ‘berrava’ o cozinheiro
- Tenho as escadas cheias de terra! – ‘zurrava’ a mulher da limpeza
Então o Dono chamou todos à sala e esclareceu:
- Cozinheiro, os pratos estão partidos desde o mês passado – e continuou – há quanto tempo não são limpas as escadas? E os lençóis, porque foram buscar os que estavam no lixo e os colocaram ontem à noite?
Por sorte o Homem da estalagem era uma pessoa justa, conhecia os empregados que tinha... Então, pegou na sua metade, entregou-a também ao Zé jardineiro e nomeou-o gerente da estalagem”

Se calhar é mau não nos disponibilizarmos para ajudar ou estar ao serviço dos outros.
Se calhar é mau termos inveja dos outros ganharem dinheiro, que poderia ser nosso, se nos sacrificássemos pelos outros!
Mas, é péssimo, lançar falsos testemunhos, por em causa o bom nome de pessoas e instituições, só porque a nossa preguiça nos traiu e a inveja nos subiu à cabeça!
Quem quiser que enfie a carapuça!... Eu já ando com a minha na cabeça!...