quinta-feira, 16 de março de 2006

Explosões Vs Implosões (Teoria da Luta)

Explosão
Deflagração acompanhada de grande ruído; produção e saída violenta de gases comprimidos; estoiro, estampido, detonação; manifestação súbita e violenta de sentimento, de paixão; arrebatamento.
Implosão
Rebentamento para dentro
Conjunto de explosões combinadas, de forma a, que os seus efeitos tendam para uma área limitada central; fenómeno de colapso para o interior das paredes de um recipiente sujeito a uma maior pressão no exterior do que no seu interior.

Uma luta para se tentar atingir algo só é visível com “explosões”, mais ou menos, periódicas! As Razões têm de ser visíveis do exterior e quanto maior for a explosão, maior é a perceptibilidade. Pela mesma relação directa, quanto menos for o rebentamento menor a visibilidade… Podendo mesmo chegar a um “bufo” que só é ouvido por quem o dá ou por quem está “profissionalmente” atento!...
Temos as explosões controladas e as blindadas! As primeiras são “show off”, porque não aleijam ninguém e a sua visibilidade é querida por todas as partes… As segundas “abafadas” pela parte visada ou, quase sempre, pela comunicação social, que só blinda quando quer e como quer, seguindo interesses, para mim, obscuros!...
Uma explosão tem também efeitos colaterais, não só nas partes beligerantes como nos inocentes ( e a estes é que aplicaria o termo “danos colaterais”)…
Os resultados nas pessoas duma explosão, quase sempre, deixa marcas, muitas incuráveis (Por exemplo uma explosão atómica ou biológica) e são estas que implodem as partes…
Ao provocarmos uma explosão de visibilidade com vista a atingir algo de uma outra parte, também tem consequências do nosso lado… Até porque, uma grande explosão de visibilidade vai contra filosofia de muitas pessoas… Um outro teorema diria que quanto maior é a explosão de visibilidade, maiores são as consequências internas!... E, por vezes, são mais as internas que as externas!...
Essas consequências internas, que denomino de implosões, são responsáveis por ser cada vez mais difícil haver consensos alargados para novas explosões de visibilidade… As razões mantêm-se, mas a luta implode!
Contudo, uma implosão, também pode ser sinónimo de renovação… Deitar abaixo algo, para fazer melhor, é esta a perspectiva!...

Concluo portanto, que uma explosão de visibilidade numa luta deve ter objectivos claros e definitivos da parte que a provoca, porque toda a luta pode ser vítima de implosão caso se perpetue no tempo…

E o Teorema :
OL = (nEx X qEx) : Dt (nIm X qIm)

Em que :
OL – Objectivos da Luta
nEx – nº de Explosões
qEx – Qualidade das Explosões
Dt – Período de Tempo
nIm – nº Implosões
qIm – Qualidade das Implosões
Cingab Concob (11-3-2006, 23:30h)