segunda-feira, 20 de junho de 2005

LISTAS

Nota breve (ou não):Já algum tempo que não “vomito” um textozito que eu tanto gostava de fazer, por isso, aqui vai… Que a inspiração esteja comigo!Os factos, pessoas e locais são mera ficção (ou não), qualquer semelhança com a realidade será pura coincidência (ou não)Certo dia fui comer a um restaurante (tasca) e pedi a LISTA… Tive um problema, a meu ver grave, de não entender patavina do que estava escrito nessa tal LISTA… É que a LISTA dos pratos do dia estava escrito à mão, com uma letra pior que a minha… Chamei o empregado e perguntei:- Qual são os pratos do dia?Ele franziu o sobre olho e respondeu, perguntando:- Qual foi a escola primária que frequentou?Eu, anjinho, retorqui:- Sabe, é que eu não entendo a letra…Furioso, atira para cima da minha mesa outra LISTA com a ementa, escrita também à mão, mas desta vez com letra de gente…Nos peixes tínhamos Bacalhau com Natas! Gosto do bacalhau mas das natas… É que são extraídas do leite e se o criador queria que os bacalhaus dessem com o leite, tinha-lhes dado mamas…Depois lá estava a Truta com Molho à Casa! Pelo menos têm a sensatez de dizer que o molho é feito em casa, já as Trutas vêm de onde? Dos Rios? Nop, é mesmo do aquário… Não estão a ver-me a comer trutas de aviário!... Uma truta tem de ser pescada no rio… Não me lixemDepois o tínhamos o tradicional Polvo!... Tenho medo de polvos… Eles aparecem sempre nos mais terríveis pesadelos, borro-me de medo! Nop, não estão a ver-me a comer sentado numa cadeira todo borrado… Para não falar dos outros clientes aterem de aturar o cheiro.O prato de dieta era Pescada Cozida Com Todos… É, há muito “peixe” em certas LISTAS, que vai com todos… Tipo Puta!... Nop, não como Putas!...Nas carnes aparecia o já famoso Bife com Batatas Fritas!... Lá está um prato que gosto mas não deixa de me fazer mal ao fígado… Há certos “pratos” de certas LISTAS que eu adoro, mas dão-me cabo da vesícula…Depois Galo de Cabidela!... Brrrrrrrrrr… Cristas? É preciso que lha baixassem, contudo, o problema maior esta na cabidela, sangue para mim só mesmo quando o dou nos Bombeiros ou na escola quando o Instituto Português do Sangue aqui vem… Mas eu sou dador benévolo, não gosto que os vampiros cá do burgo me suguem a seiva da Vida… Nop, mordam-me mas é os calcanhares (se tiverem nível para isso!)…Para finalizar Cabrito à Padeiro!... Bem, aqui está um prato que nada tenho a dizer, seja cabrito ou borrego, sabe ao mesmo… Que seja cabrito!...Só para verem que podemos não gostar do que nos apresentam na LISTA, mas temos de “roer”.Às vezes um só prato da LISTA nos vale, mas significa que, pelo menos, durante aquele dia, não passamos “fome”!...

Sem comentários: