segunda-feira, 5 de setembro de 2005

A minha Cobardia

Aproveitando um dinheiro desviado da Junta, resolvi ir ao Brasil!...
Embrenhei-me no meio da floresta da Amazónia e fui ter a uma pequena Vila de caçadores de aves raras… Estes estavam escondidos por causa de polícia e dos movimentos da protecção da natureza…

Quando lá cheguei andava tudo em alvoroço! O problema estava num papagaio!
Dias antes esse papagaio tinha sido depenado… Os habitantes da Vila estavam fartos dos seus comentários e juntaram-se para lhe dar uma lição… Fizeram-lhe uma espera…
O papagaio entra a voar pela localidade e desata com os seus comentários brejeiros habituais:
- Vocês são paneleiros… Vocês são paneleiros!...
- Vila ser cobardolas… Vila ser cobardolas!...
Repetia isso vezes sem conta há meses.
Na verdade, o papagaio sabia que ninguém lhe fazia mal, devido ao facto de andar uma Brigada Federal de Protecção de Aves Raras (BFPAR) por aquelas bandas… Só que os habitantes estavam fartos…
Agarraram o bicho e depenaram-no pela calada da noite… Nos dias seguintes não se falava de outra coisa!...

Eu fiquei revoltado, não concordei com tal atitude para com o bicho… Deixem-no falar (palrar)!... Há que respeitar as aves raras!

Dias depois, fui encontrar o papagaio a comer umas sementes num “boteco”, com alguns agentes da BFPAR… Os habitantes presentes olhavam o papagaio revoltados…
- Que grande lata vir aqui!... – pensavam
O papagaio sorria, o clima era tenso, o dono do “boteco” confidenciou-me:
- Se não fosse cá por causa da BFPAR, ponha-o lá fora!...

Foi então que o papagaio farto daquele silêncio mórbido verbalizou:
- Cobardolas… Cobardolas…
E continuava:
- Aqui ninguém depena papagaio… cobardolas… cobardolas!...

Todos se retiraram… Menos o papagaio, os agentes da BFPAR e, pois claro, o dono do “boteco”… Eu, só acabei de beber a caipirinha e também me retirei…

A minha cobardia esteve aí…
Tive coragem de afrontar as pessoas que se revoltaram contra o papagaio… Fui cobarde por não afrontar o papagaio e por fazer revoltar as pessoas!...
Tenho vergonha por isso, mas a vida continua… E, afinal, eu era apenas um turista da linda Selva Amazónia…