sábado, 3 de setembro de 2005

Culturas e Sociedades

Para mim a cultura cigana é um mistério… Como diria Nicolau Breyner:
- É mistério, e o mistério é sério!...
A sua sociedade fechada reporta, a uma certa marginalização, de que foram alvo ao longo dos tempos… Uma cultura própria com particularidades bastante interessantes!...
Os povos quase nómadas, não têm lugar neste mundo novo e, por isso, são obrigados a um sedentarismo contra natura…

O choque de civilizações (culturas ou povos) tem de passar sempre pela tolerância, por tentarmos pôr-nos no lugar dos outros… Disso não tenho a mínima dúvida! Isso é também verdade em relação a todas as relações humanas…

Mas agora pergunto eu:
E se tivéssemos bairros ciganos como nossos vizinhos, dentro da nossa terra?
Bem, eu não quero respostas, na realidade não dou essa hipótese!... Apenas meditar!...

Não sou a favor nem contra essa ideia… Mas aquilo que me chateia é andarem a negociar nas nossas (minhas) costas algo que requer ponderação por parte de todos… Saber porque não ficariam bem onde estão ou então porque se opta por políticas de guetos, típicas dos tempos modernos e que tão maus resultados tem dado… Guetos, também utilizados por Hitler, mas disso nem me apetece falar…

Construções precisão de estudos de impacto ambiental… Não se esqueçam dos de impacto social e cultural!...