quinta-feira, 25 de agosto de 2005

A Mulher do Astronauta

Depois de mais uma fase menos boa (de todas as partes) na vivência em Canas de Senhorim, apraz-me guardar uma recordação escrita neste caixote do lixo que é o Blog…

Depois do 2 de Agosto de 2005, uma velha corrente de canenses, porque não deixam de o ser, oficializou uma candidatura à Junta de Freguesia… Até aqui tudo bem!...
Canenses, são todos aqueles que cá vivem, cá gostariam de viver, cá morreram… Os canenses são da Póvoa, Vale de Madeiros ou Felgueira… Canenses são todos que são pela restauração do Concelho, os que são contra e os que estão a cagar para o assunto!...

Canas é, sempre foi e será bicéfala… Advém dos primórdios da nacionalidade, acentuou-se com o surgimento das novas burguesias e vem até hoje sob uma forma diferente em todos os sectores da vida canense… falaria dos bairros do Carnaval, as duas rádios etc… Canas mantém-se sob um jugo de poder neo-feudal (não digo cacique apenas porque esse termo é visto de uma forma negativa), dos muitos exemplos que podia referir falo-vos, e a título de exemplo, de uma senhora, meia-idade que se referia à lista do MRCCS neste termos:
- O Luís até é bom candidato, o problema são os outros, também boas pessoas mas não têm cursos!...
Não me interessa julgar a senhora, ou se há pessoas com cursos ou não, não são essas as questões!... Isto é uma maneira de pensar canense, um acto involuntário… Na realidade, eles próprios concordam que ser Dr. ou Eng. não é relevante para ser e viver canense!...

Depois temos actos que julgamos ser típico dos canenses mas não é verdade, quase todas as Vilas de Portugal sofrem do mesmo problema (por exemplo, em Nelas não é diferente)… Quem faz é criticado por fazer, simplesmente por fazer… É essa uma ponderação de todos, quando querem fazer algo nesta terra! Muitas vezes não é a disponibilidade de tempo (e é quase sempre essa justificação) que afastam alguns bem feitores das associações, actividades ou instituições…

E rasgaram camisas, mal trataram jornalistas e fez-se caça às bruxas (por ventura as do Paitor)… Mau demais para ser verdade! Deram uma razão aos mal-educados, aos adolescentes refugiados num anonimato típico da Net ou de uma mensagem SMS para se lançarem num folclore pior do que os primeiros que rasgaram camisas!... Atitudse que elevaram ao “píncaro” pessoas quase desprezáveis, bêbados, frustrados… Que há e haverá sempre dos dois lados!... A bem dizer, defrontaram-se em nome de todos as duas facções...

No meio é que está a virtude!...
Mas ninguém vai deixar de responder a um ataque sujo do outro, levando para um dos lados pessoas que na realidade não o estão. Obrigando Canenses a serem colados a opiniões e atitudes dos grupos “cancerígenos” dos respectivos clãs…
As eleições vão trazer para a Junta a guerra que anda nas ruas, mas as eleições são precisas, prevejo eleições todos os semestres…

O que me deixa triste é, no entanto, a intolerância!... Esta divisão fictícia (?) de um povo que não está, não esteve e nunca estará contra o Concelho, aquela ideia que não há vida para além desta democracia representativa… O que me deixa triste é esta política de “rebanhos” e não de pessoas que pensam e agem individualmente para o bem comum. Que traçam um caminho, escolhido por todos como maioritário, mas que todos os seguem até à próxima encruzilhada onde voltam a decidir… Onde depois não há aquela “boca” sacramental:
- Eu não vos disse que pelo outro lado era melhor!...
Alguém disse:
- Eu, sou eu e a minha circunstância (?)!

Vêm também pessoas serenas, tolerantes, que souberam sempre apontar caminhos, ter ideias… Que trabalharam em prol da comunidade muitas vezes sacrificando a sua vida pessoal… A perguntar o que é que esta Junta fez!... Nem sei que diga, mas teria muito a dizer, como poderia dizer o que fez o Sr. Aires, o Sr. Fernando Pinto e os outros anteriores… Todos fizeram, todos têm defeitos!... Até houve um que foi maltratado por canenses por este se ter insurgiu contra a colocação na rede pública água dos “Valinhos” por parte da CMN… Lembro-me das 2 promessas dum presidente a uma associação que ainda hoje estão por realizar… Lembro-me de um outro que achava que deveria mandar na direcção de uma associação e foi corrido… Lembro-me de tantas coisas… Mas, acho que há coisas bem mais importantes que, como diria um amigo (canas sr. im), andar a ver quem tem a pila maior!...

Uma palavra, para mais tarde recordar, dos meus amigos (?) Sr. Fulano Tal, Gaivina, Canense, Blogger, Granito, o pessoal do “Canas + Jovem” e outros que estão em lados diferentes, às vezes com opiniões iguais, que são o futuro desta terra… Não tenham a cobardia de fugir às vossas responsabilidades (que não fogem)!... E não estou a falar só de listas ou “políticas”!

Vejo em mim a chama a apagar-se, vejo-me a tornar um “Velho do Restelo” ou uma “velha da varanda da má-língua!... Faltam-me a força… Sei agora o significado do meu segundo nome (Concob)!...