terça-feira, 26 de julho de 2005

Jornal CS

Sobre o Jornal Canas de Senhorim tenho sempre algum receio de falar!... Posso ser mal interpretado… Podem julgar que algo me move contra a publicação, mas é mentira. Por isso pego no assunto com “pinças” (vou ver se consigo)!

Por portas travessas soube através do editorial deste mês do Pe. Ilídio, que o Jornal CS vai publicar os projectos das candidaturas à Câmara Municipal de Nelas… Por princípio acho bem! Estamos a falar de um órgão de informação!
Mas, o facto de andarmos a pedir informações, quando a responsabilidade seria, numa eleição normal, dos candidatos e, no mínimo cómico… Mas é um órgão de informação tem de procurar as notícias…

Há perguntas que eu gostava que fossem colocadas e publicadas as respectivas respostas… Eu gostava, mas eu não sou ninguém…
Porque não são colocados cartazes de campanha?
Quem são os representantes de Canas de Senhorim nas lista a sufrágio?
Porque é que o assunto “ambiente” não interessa aos candidatos?

Porque saber quais são os projectos, quais são as promessas, que o MRCCS e as pessoas das bandeiras (o Gaivina diria - os histéricos) é que são os culpados do não investimento, podemos até ouvir que do Sr. José Correia que passa todos os dias por Canas para ir trabalhar ou a Dr. Isaura que tem garantias do PSD e CDS que não serão apresentados os projectos de restauração do Concelho… São assuntos de 2º plano…
Não gostaria de ter o Jornal a ser uma lança no coração de Canas, ser utilizado por inimigos para atacar a nossa luta e não responderem ao cerne das questões de campanha… Utilizarem o JN, o Diário Regional de Viseu, o Notícias de Viseu e outros para lançarem as suas atoardas até entendo, pagam-lhes rios do nosso dinheiro em publicidades, agora o nosso (meu) Jornal Canas de Senhorim?

Uma entrevista deve ser colocada pelo jornalista nas questões que se querem respondidas e não na campanha que o entrevistado quer lançar… Na minha opinião perde-se a identidade jornalística… O meu medo é, que neste caso, se ataque o povo com as armas da sua identidade… É o mesmo que o Rei Artur ser morto pela excalibur!...

Nada posso fazer e nem tentarei para que a minha ideia vá avante… Quero ler, numa perspectiva humorística, os projectos dos candidatos camarários para Canas de Senhorim… Acho que temos esse direito, principalmente para aqueles que ainda acreditam no Pai Natal…

E, já agora, não entendam estas palavras como qualquer ataque ao CS, nem aos seus colaboradores (embora alguns até merecessem)… Porque da minha parte não existe esse axioma!