terça-feira, 27 de setembro de 2005

E se eu fosse um Piriquito?

Lá no fundo, é importante escrever, ter opinião, criticar… Mesmo que contra tudo e todos mesmo que a arrogância e as meias verdades se atirem contra nós!...

Onde estava eu no 1 de Julho de 2003?
É aquela pergunta que faço vezes sem conta… Mas logo outra me vem à cabeça:
- Como fiquei eu no 1 de Julho de 2003?
Quando vi aqueles deputados a levantarem o rabinho a dizer sim… Fiquei emocionado, não que não soubesse já que ia ser aprovado, mas foi importante sentir a aprovação de uma instituição democrática!...
Será que esse espírito se perdeu? A meu ver não!...
Houve sempre numa esmagadora maioria de canenses a ideia que o 1 de Julho nunca seria possível, na verdade não era uma questão de maioria mas de vontades…
Com o querer, com actos, da maioria dos canenses um lobby foi, inocentemente criado… Ser-se de Canas era uma mais valia ou uma chatice do caraças…

No dia 1 de Julho de 2003 também houveram canenses que pensaram, não obstante terem dado uns abraços ao Luís (e não só):
- Merda, os gajos conseguiram!
Seguido, um mês depois, o tenebroso comentário:
- Eu já sabia que o presidente ia vetar!...
Esses mesmos também sempre souberam que a Assembleia da República não aprovaria… Mas hoje, e já houve muitos “hojes”, o MRCCS não sabe o que faz, mente às pessoas, rouba do erário público, tem uma estratégia errada… Está tudo mal… Sempre esteve tudo mal!...

Alicerçado numa traição à sua causa, apoiantes do movimento desataram numa exteriorização radical dos seus sentimentos contra outros canenses, muitos deles apenas com opinião, que não traíram de facto nada nem ninguém… Outros haveria que sim, mas ficou toda a gente colocada nos mesmos sacos.

Uma lista apareceu, que concorrerá à Junta contra o MRCCS… Apoiada por ex-movimentistas, quase todos radicais… Os mesmos que queriam pôr bombas, boicotar todas as eleições, partir a câmara, dar uma “carga de porrada” ao Presidente de Asnelas… Como já disse alguém o núcleo duro do movimento foram os alunos dos que agora lançaram para a “fogueira” o Sr. Aires, os que se escondem na sombra, os que foram os professores da causa!...
Esses são os que nunca perdoarão o facto de os alunos terem aprendido com os erros, pensassem pela sua cabeça e atingissem o 1 de Julho de 2003… Nunca perdoaram o facto do MRCCS se ter aberto a todos, em contraponto às reuniões secretas. Nunca perdoarão às gentes que abraçaram a causa pondo Canas de Senhorim acima de partidos, pessoas ou instituições…

Se eu fosse um periquito, não gostaria de estar nesta gaiola. Mas como não sou voto no MRCCS… É a eles que será dada a chave desta prisão que libertará todos para outras guerras do Concelho de Canas de Senhorim!...

Sem comentários: