sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os Fardos de Palha


 Brás Samaia pertence a uma antiga linhagem de feitores que gere a Quinta do Galeiteu desde meados do século XIX. Filho de uma relação incestuosa entre Idalina Pontes e Marcolino Manso, foi no seu já falecido avô, Zaqueu Carrilho pai de Idalina Pontes, que encontrou as bases para poder ser indicado como feitor.

 Brás Samaia, feitor da Quinta do Galeiteu, tem sete fardos de palha para alimentar sete equídeos todas as semanas. Desses 7 equídeos há um cavalo, uma zebra e um pónei nas boxes e quatro burros nos estábulos! Sempre criticou o seu avô por ele dar catorze fardos de palha ao cavalo à zebra e ao pónei todas as semanas e deixar os quatro burros a “ar e vento”... Bem, de quatro em quatro semanas, lá dispensava meio fardo de palha ao burro (e só a um deles) que mais se destacava em lamber-lhe as botas. Na verdade, Zaqueu Carrilho sempre que prestava contas ao dono   da quinta, afirmava com altivez que os equídeos da sua quinta comiam em média 2 fardos de palha por semana. O dono nunca se perguntou porque raio os burros tanto zurravam, quando lavravam as vastas terras. Era só fome! Era só fome, digo eu!
 Com o preço do milho a baixar, a Quinta do Galeiteu deixou de ter tantos lucros e por isso, Brás Samaia, passou a receber apenas sete fardos de palha para distribuir pelas sete “cavalgaduras”!
 - Dá um fardo de palha por animal! - Dizia o dono na quinta.
 E tinha razão, parece-me! Contudo, na Quinta do Galeiteu nem tudo que parece é! A zebra e o pónei ainda baixaram a crina, mas o cavalo não parou de dar coices. Vai daí, o feitor decidiu dividir os sete fardos de palha de uma forma bastante justa: quatro fardos de palha para o cavalo e três fardos de palha para a zebra, o pónei e os burros. Mas os Burros continuavam a zurrar!
 - Arre burro! - bradava Brás Samaia – Então ele que não comiam nada agora zurram mesmo depois de lhes dar meio fardo de palha!
 É, tem razão, na verdade os burros foram os únicos que tiveram um aumento na quantidade de comer! E nem o fardo de palha extra que o quinta vizinha oferece todas as semanas faz calar os barulhentos burros!
A teoria dos frangos 2.0

Sem comentários: