terça-feira, 11 de outubro de 2005

Paradoxo

"Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é 'o oposto do que alguém pensa ser a verdade'.

"Esta pequena definição de paradoxo, serve para nos transportar a uma situação que talvez muitos candidatos das passadas eleições desejaram fazer quando souberam os resultados, voltar atrás e mudar algo. Seria isso possível?


Um paradoxo no tempo é uma situação na qual o efeito de uma situação contradiz ou elimina a causa da mesma situação. Como exemplo, imaginem que, Zé Colmeia de 60 anos (não faço a mínima ) quando soube o resultado das eleições decide voltar atrás no tempo (tinha então 57 anos). Voltou à altura em que Jorge Compaio se preparava para vetar a elevação de Canas a Concelho e juntamente com o Sr. Junqueiro e demais representantes partidários intercedeu perante ele, para que isso não acontecesse, pois assim tinha a garantia que não ia perder as eleições, pois os de Canas, votariam para a Câmara Municipal de Canas .Aproveitou este regresso ao passado e foi-se visitar a si próprio na Câmara Municipal.

Suponham agora que por um lamentável acidente o Colmeia "mais velho" disparava uma arma e matava o seu eu mais novo.Então o Colmeia de 57 anos, nunca teria crescido, para se tornar o Colmeia de 60 anos.Mas então como é que o Colmeia de 60, poderia voltar atrás no tempo e matar-se a si mesmo?Desta forma, o efeito de uma situação (a morte do Colmeia de 57 anos) eliminou a causa (a existência do assassino).Um Paradoxo, por definição, é impossível. É esse argumento que muitos cientistas usam para defender que as viagens no tempo também são impossíveis.



Ainda bem que os paradoxos são impossíveis! Não Acham?!