terça-feira, 26 de julho de 2005

Jornal CS

Sobre o Jornal Canas de Senhorim tenho sempre algum receio de falar!... Posso ser mal interpretado… Podem julgar que algo me move contra a publicação, mas é mentira. Por isso pego no assunto com “pinças” (vou ver se consigo)!

Por portas travessas soube através do editorial deste mês do Pe. Ilídio, que o Jornal CS vai publicar os projectos das candidaturas à Câmara Municipal de Nelas… Por princípio acho bem! Estamos a falar de um órgão de informação!
Mas, o facto de andarmos a pedir informações, quando a responsabilidade seria, numa eleição normal, dos candidatos e, no mínimo cómico… Mas é um órgão de informação tem de procurar as notícias…

Há perguntas que eu gostava que fossem colocadas e publicadas as respectivas respostas… Eu gostava, mas eu não sou ninguém…
Porque não são colocados cartazes de campanha?
Quem são os representantes de Canas de Senhorim nas lista a sufrágio?
Porque é que o assunto “ambiente” não interessa aos candidatos?

Porque saber quais são os projectos, quais são as promessas, que o MRCCS e as pessoas das bandeiras (o Gaivina diria - os histéricos) é que são os culpados do não investimento, podemos até ouvir que do Sr. José Correia que passa todos os dias por Canas para ir trabalhar ou a Dr. Isaura que tem garantias do PSD e CDS que não serão apresentados os projectos de restauração do Concelho… São assuntos de 2º plano…
Não gostaria de ter o Jornal a ser uma lança no coração de Canas, ser utilizado por inimigos para atacar a nossa luta e não responderem ao cerne das questões de campanha… Utilizarem o JN, o Diário Regional de Viseu, o Notícias de Viseu e outros para lançarem as suas atoardas até entendo, pagam-lhes rios do nosso dinheiro em publicidades, agora o nosso (meu) Jornal Canas de Senhorim?

Uma entrevista deve ser colocada pelo jornalista nas questões que se querem respondidas e não na campanha que o entrevistado quer lançar… Na minha opinião perde-se a identidade jornalística… O meu medo é, que neste caso, se ataque o povo com as armas da sua identidade… É o mesmo que o Rei Artur ser morto pela excalibur!...

Nada posso fazer e nem tentarei para que a minha ideia vá avante… Quero ler, numa perspectiva humorística, os projectos dos candidatos camarários para Canas de Senhorim… Acho que temos esse direito, principalmente para aqueles que ainda acreditam no Pai Natal…

E, já agora, não entendam estas palavras como qualquer ataque ao CS, nem aos seus colaboradores (embora alguns até merecessem)… Porque da minha parte não existe esse axioma!

sexta-feira, 15 de julho de 2005

Canas é Fixe

Muito antes de Canas de Senhorim ter o seu Foral logo depois da nacionalidade, já por este local existia…
Muitos advogam que por Canas passava a antiga estrada romana que ligava as duas principais cidades(?) da região centro, o que é agora Viseu e Bobadela (Oliveira do Hospital)…
Há relatos de marinheiros (pelo menos um confirmado) presente nas descobertas…

Em Canas de Senhorim sempre houve algo de muito importante, força de trabalho e iniciativa… Basta lembrar o reconhecimento dos principais empresários do País, as Associações que do nada fazem milagres, os empreendimentos realizados e pagos pelo Povo…

Fecharam os “Fornos Eléctricos” e muitos desesperaram, fecharam as Minas e muitos previram a morte, vetaram-nos o Concelho e alguns gozaram… Mas nós ainda estamos aqui!... Ou não?
Temos algo bastante mais radioactivo que o urânio, bastante mais… É a nossa Alma!...

Critico, critiquem-me, critiquemo-nos, mas onde está um verdadeiro canense, de norte a sul, de este a oeste, está o reconhecimento de quem somos, o que perdemos, o que ganhámos, até onde vamos…

É altura de nos erguermos em todas as frentes… Não se esqueçam, a partir de agora é sempre a subir… Canas é fixe!

terça-feira, 12 de julho de 2005

Extrememismos

retirado do blog canas&senhorins
Caro Vitor manuel,
Depois de "investigar" os blog's de que faz parte, permita-me concluir que você é de extrema direita!...Desde já lhe digo que isso por si só não constitui qualquer problema para mim...Na verdade, em Portugal, a extrema esquerda pode existir (é tudo muito democrático), mas os de extrema direita são ostracisados (são os hitler's modernos)...Na minha modesta opinião, de cidadão de segunda situado no centro direita, não tenho especial interesse por extremismos e extremistas (embora às vezes os pratique, mas não me orgulho)Saiba também (mas é claro que já deve saber) que, em todo o mundo, a extrema esquerda já matou mais gente que a extrema direita... E quando um comunista chama assassino a um nacionalista não passa apetece-me chorar...Porque é que os judeus mortos no genocídio são mais importantes que os milhões de norte-coreanos mortos pelo regime desse país?Parece um roto a falar de um mal vestido

terça-feira, 5 de julho de 2005

Carta a Drª Isaura

Srª. Drª Isaura Pedro
Antes de mais, saudações cordiais.
Como habitante de Canas de Senhorim, nascido, criado e, já agora, que aqui morra, teria todo o interesse em conhecer os seus projectos para a minha Vila.
Já toda a gente sabe que a sua 1ª (e única) proposta é evitar que seja restaurado o Município em Canas de Senhorim, mas também sei que quer um concelho de Nelas para todos…
Vai fazer descriminação positiva em relação a Canas para compensar os anos de abandono de que temos sido alvo? E vai-o dizer abertamente na sua campanha?
Porque não colocaram cartazes e tarjas em Canas de Senhorim? Bem sei que não iriam ter boa aceitação e, por ventura, até seriam retirados. Se calhar não é um concelho para todos. Sou levado a pensar que, logo na campanha, você já nos está a pôr de lado e, posso fazer uma previsão de como será caso vença a Câmara Municipal de Nelas… Será mais do mesmo? Eu acredito que sim.
Porque também sei que você sabe que, caso pense na equidade em todo o concelho, principalmente em relação a Canas de Senhorim, perde as eleições… Toda a gente sabe que para se ganhar a Câmara de Nelas tem de se ser contra Canas de Senhorim. Já um edil disse que havia de transformar Canas de Senhorim numa Aldeia. Com tristeza lhe digo que falta pouco, mas daremos luta!

Como diria um amigo meu, “isto já não tem ponta por onde se lhe pegue”, sem a criação do Concelho todos nós temos pouco a fazer senão lutar pelas nossas causas. Eu pela restauração do Município de Canas de Senhorim você pela não restauração… E não saímos daqui!... Como acha que podemos sair?
E mesmo que tenha boa vontade, como agir se a maioria da população de Canas continuar a lutar pelo seu Concelho? Será um caso de polícia? Em democracia, poderá um povo ser obrigado a viver com quem não quer? E não esqueça que estamos a falar de um sentimento profundo enraizado no povo, desde as crianças aos idosos… Segundo um estudo sociológico, na posse do Presidente da República, esse sentimento autonómico não desaparecerá, pelo menos, nas próximas 5 gerações.

Saiba que não vou votar para os órgãos municipais! Não quererá, por isso, levar em conta este mail. Eu, em iguais circunstâncias não o faria. Queira apenas sentir estas palavras como um grito de revolta pelo estado do seu concelho!
Tenho dito