quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Feliz Natal


Não gosto do Pai Natal!...
Não sei se por causa da minha formação cristã ou por ser um representante (por ventura a 1ª figura da globalização) da Coca-Cola…
Eu é mais Presépio!... E não aqueles presépios de S. Francisco de Assis típicos do barroco… Para mim, um presépio tem o menino Jesus (que está estendido ou está deitado), Nossa Senhora e o S. José… Isso é o verdadeiro Presépio!...

Podemos pôr uma árvore enfeitada com umas luzes pisca-pisca, um pouco de musgo (que já não o vejo há muito tempo) ou uns arranjos de azevinho ainda vá que não vá… Agora um Pai Natal?
Não gosto do Pai Natal, mas tenho de o “roer”!...

Depois temos músicas como:

Pai Natal, Pai Natal,
Dá-me uma boneca
Não faz mal, não faz mal
Que seja careca!...

Pai Natal, Pai Natal,
Dá-me um avião
Não faz mal, não faz mal
Que ande no chão!...


Uma boneca careca? Um avião que anda no chão? Por amor de Deus (ou deveria dizer: por amor do menino Jesus?)
Para muitos será uma surpresa, mas o Pai Natal não dá nada!... Muito menos brinquedos!... Também não há ninguém que entre por uma chaminé na noite de 24 de Dezembro, a menos que o limpa-chaminés trabalhe na véspera de Natal, o que eu duvido!... Ou será o limpa-chaminés o Pai Natal? Ou o Pai Natal é limpa-chaminés e usa o dinheiro ganho ao longo de ano para, precisamente na noite de Natal, entregar brinquedos à miudagem?

Já o menino Jesus é diferente, ele deu a vida por nós, por isso, não é de admirar que dê também uns presentes!... Na realidade, nós é que devíamos dar presente ao Menino, mas como ele não está fisicamente entre nós, damos as prendas do Meninos aos outros… garanto-vos que ele não se importa, ele sempre gostou de partilhar com os outros o que era Dele…

No dia de Natal direi:
- Tenho aqui esta meias que aia dar neste natal ao menino Jesus, mas ele disse-me para te as dar a ti!...
Ao qual o outro responderá:
- Eu também tinha um cinto de cabedal para lhe dar, mas se é assim, ofereço-to a ti!...
Eu digo obrigado e desejo-lhe um feliz Natal e um próspero Ano Novo

Ah!... E já agora…
Um feliz Natal a todos os que aqui vêm parar, certamente por engano!... Do fundo do coração, UM FELIZ NATAL!...