segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Teoria da "Lista"

Uma teoria:
Conhecimento especulativo, puramente racional; conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência; doutrina ou sistema acerca desses princípios; opiniões sistematizadas; hipótese; suposição; especulação; sistema; tese; conjectura; noções gerais.

Enquanto preparava a campanha autárquica, os altos dirigentes do PS (que sabem o que fazem e ainda bem para eles) pediram algumas (muitas) sondagens sobre as intenções de voto de vários concelhos. Nelas foi um deles!
Contra Isaura Pedro (na verdade bastava alguém que não o Eng. Novo) o José Colmeia perdia se Canas de Senhorim boicotasse! Por oposição o dinossáurio ganhava se Canas Votasse!... (digo desde já que não concordo com esta observação mas eles lá sabem)

A escolha das estratégias esteve a cargo, para o Distrito de Viseu, do Dr. José Junqueiro e seus mais chegados. Para manter o amigo Correia Canas de Senhorim tem de ir a votos…
O edil de Nelas e seus apoiantes começam por minar alguns canenses descontentes, com conversas salutares com associações estratégicas e com alguns lobos da política Canense… Desta “maxarufada” aparece uma meia lista, na qual se junta outra meia e formam a lista “Só Canas”. A outra meia, também é preciso esclarecer, vem dos sectores da direita que têm uma observação inversa (que é também a minha) das sondagens… Sim, porque estes também tiveram acesso às referidas sondagens!...
Temos então uma lista infra partidária!... Presa aos dois lados da barricada, sem poder cair para um dos lados! Subjugada às vontades dos líderes menores e a uma estratégia a quem alguém já chamou “Rachar Canas”… Essas candidaturas têm de ser agraciadas… Primeiro porque ninguém entra para perder, mas, principalmente, porque ninguém suja o seu nome a troco de nada… Parece-me óbvio que uma lista assim vai ao encontro dos descontentes, dos do contra por desporto e dos que necessitam de algo… Empregos, tachos, aprovações de obras, feitura de projectos, uns subsídio, uns jantares, umas garrafas de vinho…

A dificuldade em arranjar pessoas para a lista foi tanta que esqueceram de ver ser alguns poderia concorrer a cargos autárquicos… E agora três deles não podem tomar o seu lugar se forem eleitos!... (Já agora, não entendo isto! Então a Fátima Felgueiras viu a sua candidatura aceite, mas há outros que não? Desconheço tal Lei!)… Outros há que estão nisto por vinganças pessoais, outros sedentos de protagonismo e, e é justo dizê-lo, por razões de opção!...

Dentro da lista “Só Canas” temos os integristas, os moderados e outros (que eu não vou adjectivar)…
Temos o Dr. José Correia a rir a pensar que Canas votando vai ganhar
A Dr. Isaura a fazer a mesma figura
Os integristas há espera da “paga” (e até já estão a ser dados, ao mesmo esperavam pelo dia 10 de Outubro)
Os Moderados “só Canas” e “MRCCS” a tentarem dirimir as suas visões filosóficas ou não!
O MRCCS irritadíssimo com a lista “só Canas” que lhes fez (?) perder a compostura
Um Dr. José Junqueiro aguardando as eleições para “Rachar Canas”

E mais não digo…

Tenham a bondade de voltar a ler a introdução (significado de teoria) antes de passarem à crítica…