terça-feira, 4 de outubro de 2005

Teoria da conspiração

Uma teoria da conspiração é uma teoria que supõe que um grupo de conspiradores está envolvido num plano, e suprimiu a maior parte das provas desse plano e do seu envolvimento nele. O plano pode ser qualquer coisa desde a manipulação de governos, economias ou sistemas legais até à ocultação de informações científicas muito importantes.

No passado foram identificadas e provadas várias conspirações e é natural que todos os dias tenham lugar centenas de conspirações de maior ou menor importância. Por isso, mesmo que não existam provas, qualquer pessoa pode lançar uma teoria que se baseia em factos que nem ela própria conhece.

Uma vez demonstrada, uma conspiração deixa de ser uma teoria. Por isso, as teorias da conspiração estão necessariamente por provar. Muitas vezes, estas teorias são defendidas por pessoas que acreditam em determinadas conclusões que não podem provar, e por isso usam uma teoria da conspiração para provar as conclusões e explicar porque é que não existem provas que sustentam essas conclusões -- os autores da conspiração ocultam sempre as provas.
Uma teoria da conspiração é precisamente o contrário de uma teoria científica, já que não pode ser refutada: as provas que contrariam a teoria são utilizadas pelos seus defensores para provar que os conspiradores são tão poderosos que até conseguem falsificar provas.

Tudo o que esteja relacionado com governos, Nazis, comunistas, civilizações antigas ou com extraterrestres pode ser associado a uma teoria da conspiração. Estas teorias são muito populares e estão na origem de livros, filmes ou séries de televisão muito populares.

Sem comentários: