terça-feira, 25 de outubro de 2005

Ponto da situação

"Sem se render diante das dificuldades, ocorre procurar e percorrer cada estrada possível para evitar a guerra, que sempre traz luto e graves consequências para todos nós"
João Paulo II

Bem sei que o Sr. Fulano Tal não gosta muitos da minha “postagem” de analogias ou que vão contra o laicismo (ou o agnosticismo) … Mas pelo menos fazem-no rir!... Já não é mau!

Nos últimos tempos de blogue (e também em conversas de amigos sobre as temáticas do mesmo), fui acusado de muitas coisas, algumas verdadeiras, outras falsas!... Mas isso não é importante… Faz parte do espírito da “coisa”!...

Cada um tem a sua opinião, toda a gente tem um rumo, mais ou menos pensado, de como atingir os fins… Toda a gente (ou quase), conhece os meandros do seu íntimo… O que anda a fazer por si, pelos outros ou pelo Mundo!...

Obriga-me a uma introspecção, atitude que aprendi a apreciar desde os meus tempos de “Caminheiro”… Fui sempre contra o lançamento de atoardas e ofensas (com ou sem razão) entre pessoas da mesma terra, que se cruzam todos os dias nas ruas, que se sentam em mesas contíguas nos cafés, que partilham os mesmos condomínios… Nós somos melhores do que isso!... E somos mesmo!...

Vou optar por uma posição mais centrada e evitar extremismo… Dou comigo por vezes a ter de escolher entre o pai e a mãe… Obriga-me a não escolher nada…

Ainda no Domingo me sentei numa mesa próxima da de um amigo e pensei se tinha alguma coisa contra ele… Não tinha nada! Tentei descortinar se ele teria alguma coisa contra mim… Também não (pelo menos conscientemente)!

Então porque não me sentei ao pé dele? Aí está uma boa pergunta… Porque é que os meus pés que há algum tempo me levavam automaticamente a sentar-me ao pé dele, hoje, e também automaticamente, não levam?

Sou pelo concelho de Canas e pela luta por consegui-lo, defendo isso numa perspectiva de desenvolvimento das pessoas de Canas… Não é só o cimento (mas também) que trazem o desenvolvimento pessoal dos meus amigos desta terra… Não me sinto capaz de discutir os meios para atingir os fins… Quase todos desenvolvemos um sentido de cidadania muito bom, se desse para medir diria que temos o mais alto nível de cidadania do Portugal! Sobre isso explanarei um dia…

E agora que já me armei em padre, despeço-me com amizade…