quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Escumalha, Arruaceiros (e até Jagunços)

Lá para os lados do centro da velha Europa, jovens (Ou serão adolescentes? Ou serão crianças?) lançam o caos sob um pretexto que ninguém sabe muito bem qual é!...
Dizem que é a exclusão, a falta de emprego, a falta de respeito, etc…
Todos dizem que é preciso resolver o problema destas minorias (maiorias?), que eles já tinham dado sinais de descontentamento, que poderia desembocar em situações violentas… Enfim, toda a gente já sabia… Mas não fizeram nada!... Toda a gente achava que deveria ter havido uma qualquer intervenção nestas comunidades… Mas não fizeram nada!... E depois são escumalha e terroristas de Alá!... Agora é mais fácil corrigir os danos morais e materiais causados, agora é mais fácil unir os elos em ruptura… Agora é fácil chamar escumalha e considerar um caso de polícia…

Também aqui parece estarmos mais perante um caso político do que de polícia… Também não será mentira que alguns até são mesmo arruaceiros…
Não sei se haveria políticas que evitassem esta violência, mas o grave, foi não se tentar politica nenhuma, serem votados a um abandono ou estarem à espera que aos seus problemas caíssem de podre!... E até caíram… Bem em cima das cabeças dos políticos… O que é podre tem um ar desagradável cheira mal, mas também é um excelente adubo para se criarem novas árvores e novos frutos… O problema voltará!...

Se existe escumalha na sociedade, a escumalha também está na política, na justiça e em todos os outros sectores…
Se existem arruaceiros numa população ou grupo, os arruaceiros também estão nas Assembleias de deputados e demais arruaceiros políticos, juízes…
Todos temos algo de escumalha, todos temos algo de arruaceiros…
Vamos cair de podres? Ou vamos dar vida a ideais que se alimentam do nosso suco?