quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alegoria da Caverna (mas sem caverna!)



Vem um homem pela IC12 vindo de Coimbra visitar os amigos, ou então, vamos lá!... Recomeçando...

Depois de uma semana de trabalho vem-se (que raio de palavra hifenizada!) o fim de semana a Canas de Senhorim... Com o cruise control ligado desde Coimbra, preparo-me para desliga-lo... Fim de autoestrada 1500m, velocidade máxima 120km/h, velocidade máxima 100km/h, velocidade máxima 80km/h... Canas de Senhorim/Lapa do Lobo à esquerda... Durante 100 metros, não sei se já repararam, tendo o cruise control ligado e com as "rodeiras" profundas do alcatrão dá para dormir uma cesta... O carro vai direitinho estrada fora embicado a Canas de Senhorim... Aqueles que realmente querem ir para a Lapa do Lobo (à esquerda) ou comer uma dobradinha à "Noémia" (à direita) é que têm de chamar um reboque para os ajudar na manobra de saída das "rodeiras"... E a partir de aí é que a "porca torce o rabo", depois da acabarem as rodeiras em cima do viaduto...

Entramos na montanha russa!... Rumores, certamente infundados, dão conta que os administradores da Eurodisney já por aqui passaram para comprar a ideia e levá-la para a instância turista infantil francesa... Consta é que estão a pedir muito dinheiro pela patente, mas que ela é boa, lá isso é (a ideia)!

Quem já não soltou toda a sua adrenalina com aquela curva descendente de direita finalizada com um cotovelo ascendente de esquerda?

Quem já não berrou que nem um capado com aquela sensação de queda do vazio que nos dá a parte final do cotovelo de esquerda?

Quem já não molhou as cuecas com aquela curva e contra curva que nos faz sair os miolos pelos ouvidos?...

E só agora percebi o porquê daquela montanha de alcatrão no final da montanha russa! É para se fazer um loop encarpado com entrada frontal e saída à retaguarda! É um bom final!... Não esquecer que estamos sempre sujeitos a cair no tanque da ETAR ou a morrer esturricados nas catenárias na linha da Beira Alta! Uma montanha russa de categoria mundial!

Quem quiser uma entrada mais calma em Canas de Senhorim, basta ir em frente no final do IC12... Tem é que se puxar pela imaginação!

Uma estrada com via dupla em cada sentido, na esquerda a O2 de Manuel Godinho, à direita uma casas muito giras e umas matas que, há anos atrás, fervilhavam de míscaros apanhados por mim para fazer umas boas tachadas de arroz dessa frutificação de fungo... E eu que até nem gosto de míscaros, sou mais "sanchas" fritas de cebolada!...

Mais à frente temos a rotunda da Felgueira!... A direita a Felgueira, Vale de Madeiros e há quem goste de ir por aqui para Oliveira do Hospital (depois hão-de dizer-me se Oliveira do Hospital tem Hospital), à esquerda temos o acesso Este ao centro da Vila... Pode estar é a cancela estar fechada... Há muito tempo e por muito tempo... Assim, podem seguir junto à linha até à Rua do Futuro, depois pelas matas até ao viaduto... Em frente na rotunda da Felgueira, além de apanharem na esquerda o "Tinco" com os combustíveis mais baratos da região, encontramos a segunda rotunda que agora, sinceramente não me vem o nome à cabeça, à direita o centro de Canas de Senhorim (também há que lhe chame Canas de Senhorim Centro), em frente seguimos até Canas de Senhorim Norte (onde está pensada uma rotunda para dar acesso à esquerda a Canas de Senhorim e ao Hotel Urgeiriça, à direita à Zona Industrial da Ribeirinha II e em frente o acesso ao IC37) e se cortarmos à direita, na rotunda em que o nome não me vem à cabeça, temos a acesso à Zona Industrial da Ribeirinha I, com os seus mais de 2 pavilhões meios construídos e mais de 1 lote pronto para construir... Na Zona Industrial II a situação é ainda mais... É pá, sei lá!... Talvez mais maravilhoso ainda (maravilhoso não será um bom adjectivo, concordo)!...

Nem vos digo nem vos conto!

E pronto... Se alguém tem dúvidas é só perguntar!... Canas de Senhorim é logo ali ao lado!

Sem comentários: