sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval

Mais um Carnaval!
Este ano houve uma melhoria qualitativa nos carros alegóricos do Rossio, nas fatiotas dos marchantes do Paço, no “despique” a horas decentes e com o mínimo de organização, nos bailes com conjuntos de top (dizem os entendidos que eu disso não percebo nada), na 2ª Feira das Velhas com Paço e Rossio a investirem algum tempo... Até uma marcha nova já me foi ficando no ouvido!
Aquilo que eu gostava que me explicassem era porquê de termos um Carnaval do Paço (com direito a cartaz e tudo), um Carnaval do Rossio e um Carnaval de asnelas e Canas (onde nem o “de Senhorim” parece direito a aparecer)?...
Quem como eu olha de relance começa a pensar que é mais fácil juntar Canas com asnelas numa organização, do que o Paço e o Rossio juntarem-se para organizarem o Carnaval de Canas de Senhorim... O seu Carnaval!...
O Baile pode ser do Paço, os carros alegóricos até podem ser do Rossio (no que me diz respeito, de longe, o melhor bairro) mas o Carnaval é de Canas de Senhorim!
Bem sei que a pressão para o açambarcamento de pobre Carnaval asnelense sobre o canense é grande! E quando se acena com notas que tudo pagam a tentação é grande! Já se comprou o silêncio, agora vende-se a tradição?!...

O que se vai vendo, cada vez mais, são caras nossas conhecidas, nossos vizinhos e amigos, a assistir em vez de marcharem... A mim também já me custa (é da velhice) mas “temos de a roer”!... Se, como diria um amigo meu, qualquer dia estamos a pagar para as pessoas irem aos bailes, também é verdade para fazer carros, ir na marcha (já há quem pague os tecidos) e tantas coisas mais...

Mas a “coisa” lá vai indo, o “nervo”, a paixão, a loucura, o frio, a chuva e tudo o mais continua, porque vai havendo pessoas para dar o peito às balas (como o Bettencourt e o Paulo bento)... A minha vénia aos directores do Paço e do Rossio e o meu aplauso aos bravos que estiveram na realização dos carros alegóricos (para mim o melhor foi o “Esquilo”)...
E que para o ano ganhe o mesmo deste ano e dos anos ininterruptamente anteriores... O Rossio!... Por hoje Queime-se o “coiso” e até para o ano!

Sem comentários: