quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cartas ao amigo Alexandre do "Canite Aguda"


Espero que esta missiva te encontre de bom humor, é que ultimamente tens andado muito critico (ácido) e interventivo em relação à política canense... Ainda bem, digo eu, fazes mais tu aqui nestes “janelas” que todos os candidatos as autárquicas para Canas de Senhorim e Município de asnelas... Eu, amorfo que estou em relação a estas coisas, sigo com especial interesse as tuas inserções e esperava respostas condignas ou pelo menos opiniões contraditórias às tuas, mas não... Tudo não passa de folclore...

Já tivemos quem dissesse “volta Zé Correia estás perdoado” que até nem é muito grave se lembrarmos que já adjectivaram os canenses (que votarão LP) como “povo burro (bruto) e atrasado” como já alguém parece que fez em relação a Carvalhal Redondo... eles que me considerem desde já burro, bruto e atrasado!...

Este atrasado, por acaso, acha que LP deveria estar presente em todas as Assembleias Municipais, com participação activa e, se necessário, cáustica. É verdade, que foram pagas, à conta da Junta de Freguesia (inclusive na altura da gestão PS), jantares, viagens e estadias... É verdade que LP (ao contrário dos seus colegas) não recebe a subvenção a que tem direito todos os meses pelo cargo de presidente da Junta (coisa que não concordo)... Mas não foi tudo isso analisado e votado à 4 anos!

Este burro bruto com palas insurgiu-se contra a caça às bruxas de Agosto de 2005, estive contra a publicidade exagerada à Cmasn num Carro do Rossio...

Este jagunço desprezível também sabe que LP e o MRCCS têm defeitos, conheço os maus caminhos, contudo não serei eu a citá-los nesta altura de campanha, mas parece-me que a relação com os vereadores é demasiado próxima e confidente... Parece-me também que a utilização de acusações, investigadas e arquivadas por quem de direito, com fins acusatório ultrapassando as compreensíveis ilações políticas é ligeiramente reles... mas só ligeiramente... E isto não foi analisado e votado há 4 anos?...

Mas é claro que tudo pode ser utilizado politicamente... Podem andar uns contra os outros a tentar medir as pilinhas para ver quem a tem maior (estaria naturalmente prejudicada a Ana Mafalfa)... Gosto que se façam perguntas à procura de uma resposta e não de um motivo para uma contra-resposta avassaladora...

Mas meu caro Alexandre tudo isto são interessantes e filosóficas discussões de pessoas que, por princípio, querem o bem de Canas de Senhorim... Não quem acha que os outros pertencem a uma tribo nos confins da Serra Leoa.

Não posso é, de todo, aceitar que se ataquem as associações e instituições, nos termos em que vem sendo feito neste blogue... O GDR, o Paço, o Rossio, o Rosas do Mondego, Vale de Madeiros e Benfica, os Bombeiros... Até, pasme-se, o Casa de Pessoal da ENU! Mas alguma vez alguém lhes ligou? Fazem uma feijoada que é aproveitada politicamente e... pumba!... As T'shirt's eram da Cmas!... Quem pagou a chouriça? Onde pára o salchição?

Agora se, como parece ser o caso, Cmas e/ou junta, só protocolam, correndo o risco de perder apoios do QREN, lá mais para perto da eleições... Parece-me correcto que se discuta politicamente essas atitudes... Parece-me correcto que se ponha a nu a não realização de obras e investimentos de relevância por parte do município... Parece-me correcto discutir a Zona Industrial, que sempre existiu, mas sem terrenos comprados (nem sequer negociados). Como aqui disse logo na altura, porque não se colocou aqui a Faurécia-EDA em fez de suspenderem em asnelas o PDM com o fim de a implementarem lá, ostracizando, como fez colmeia, mais uma vez Canas de Senhorim? Porque não criticar aqueles que exigem aos presidentes da associações e instituições a estarem presentes em protocolos, em vez de se atacarem os directores das associações?

Amigo Alexandre, aceito a vingança dos que foram humilhados há 4 anos, mas não podemos andar a bater em tudo que mexe... Porque se foi errado o que fizeram uns há 4 anos, não deixa de o ser agora só porque serve de contraponto...

Por isso estou politicamente amorfo, por uma questão de consciência, tenho de dar aso a que os ofendidos libertem todo os seu fel e daqui a 4 anos cá estaremos de certeza com novas perspectivas e assuntos para discutir em nome de Canas... Porque eu também sofro de Canite “Aguda”!

Sem mais de momento...

Cingab

nota: já me arrependi de ter colocado este post!