terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Uma má notícia

O site da Wikipedia, a maior enciclopédia on-line de acesso livre e gratuito, poderá ser encerrado dentro de três ou quatro meses se não forem resolvidos os problemas económicos apresentados pela presidente da Fundação Wikimedia, noticia a agência Lusa.

De acordo com as declarações de Florence Nibart-Devouard na conferência LIFT07, o site tem dinheiro suficiente para pagar as suas dívidas apenas nos próximos três meses.

Florence Devouard nunca falou de um possível encerramento, limitando-se a dizer que este tipo de situações é comum em qualquer organização que tenha sofrido um crescimento acelerado.

Antes, a Wikipedia podia funcionar normalmente com cerca de um milhão de dólares anuais, cerca de 770 mil euros.

Este ano, conseguiu juntar 1,1 milhões de dólares (cerca de 845 mil euros) mas, segundo Devouard, a Wikipedia cresceu muito e, actualmente, são necessários cinco milhões de dólares (3.842 milhões de euros) para mantê-la.

O site dispõe de 350 servidores, o que representa despesas em hardware na ordem dos 770 mil euros e tem 10 empregados, quando em 2005 tinha apenas um.

Segundo a directora, a publicidade não é uma opção e os contribuintes dos EUA e da Europa são contra a comercialização do site.

O site está dependente de donativos, que rondaram os 30 mil a 40 mil dólares mensais em 2006 (entre 23 e 31 mil euros) e, embora em menor percentagem, dos direitos de autor e informação utilizada por outros sites.

Sem comentários: