sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

MAs que raio!!!!!!

Bairros "rivais" unidos no carnaval de "asnelas" e Canas de Senhorim


O Carnaval de "asnelas" vai ter, este ano, entrada gratuita. Uma novi
dade naquele que é considerado um dos mais animados momentos da vila, já que o desfile do corso carnavalesco é assistido por milhares de pessoas.
Centenas de figurantes, muita música, algazarra, humor e animação fazem o Carnaval do concelho de "asnelas", que consagra uma tradição com cerca de 30 anos na vila e secular em Canas de Senhorim.
A Associação Recreativa e Cultural do Cimo do Povo é este ano a única protagonista do Carnaval, já que a sua "rival" - o Bairro da Igreja - optou por não participar no desfile. Uma situação que a presidente da autarquia asnelense, "Drª Curandeira", não vê como um problema. "Tenho a certeza de que a qualidade e a criatividade estão asseguradas", lamentando apenas que "divergências sem sentido" tenham inviabilizado a participação do Bairro da Igreja no desfile. "Algumas pessoas não conseguem separar a política das associações", disse "Drª Curandeira".

Entrada grátis

Problemas à parte, a autarca está satisfeita com a adesão que o Carnaval tem no concelho e por isso pretende dar-lhe um cariz mais nacional. "Apostamos na publicidade e o facto de ser agora possível ter a entrada grátis é uma mais valia para atrair foliões".
De cariz diferente, os Carnavais do Concelho, "asnelas" e Canas de Senhorim, saem às ruas nos próximos dias 18 e 20 , pelas 15 horas.
Em "asnelas" a festa começa na Praça do Município, estende-se às principais ruas da vila de "asnelas", ao ritmo de música brasileira, e culmina em ambiente de festa e alegria, novamente no mesmo sítio.

Canas de Senhorim


Em Canas de Senhorim, os Bairros rivais, Paço e Rossio, mostram o seu empenho e enchem as ruas da vila de cor e diversão.
A tradicional "Segunda-feira das Velhas" reúne nas 4 esquinas de Canas, pelas 16h30m, pessoas dos dois bairros que vestidas "a rigor" trocam alguns "mimos" escritos em tecido e pedaços de cartão, e balões de água com muita farinha à mistura.
Do ambiente carnavalesco de Canas fazem parte também os bailes, os pisões, as paneladas, a batatada e o despique que se realiza na Terça-Feira de Entrudo, pelas 18 horas, no cruzamento entre a rua principal do Rossio e a rua que dá acesso ao Paço, onde os foliões de cada bairro puxam pela sua música e canções. De salientar ainda a queima do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, realizada nas duas vilas do concelho de "asnelas".
"Drª Curandeira" congratulou-se com o facto da promoção do Carnaval poder ser feita em conjunto, colocando de parte as rivalidades que existiam entre "asnelas" e Canas de Senhorim, freguesia que continua a lutar pela sua elevação a município.
"Espero que a alegria do Carnaval contagie toda a gente", desejou a autarca, salientando que esta época é também uma "excelente oportunidade" para promover os produtos da região, entre eles o vinho, o património e as termas.


Diario Regional de Viseu


Estou sem palavras!... A minha boca de tanto aberta que ficou, obrigou-me a ir às urgências a Viseu recolocar o maxilar!...
Reparem no título!... Bairros “Rivais” Unidos?... Onde? Em asnelas???
Depois um Carnaval tradicional tem 30 anos o outro é secular... Simplesmente secular!... Então agora temos de aturar isto?
Falar-se do Carnaval de Canas de Senhorim, justamente, pior, misturando com o de asnelas, é de uma maldade tão grande, que deveria constar como um atentado à humanidade!...
Colocando de lado as rivalidades existente entre as duas freguesias?... Mas o que é que uma coisa tem haver com a outra?... Porque é que a Drª não falou, por exemplo dos “dinheiros”!...
A Cmasn pode aproveitar politicamente o seu “apoiozinho” ao Carnaval de Canas, está na natureza da coisa, agora mistura-lo com o Carnaval de asnelas e com a nossa justa pretensão a ser Concelho, parece-me sacanice, tão má que só encontra par na diabolização anti-democrática de Colmeia... Deixam o nosso Carnaval em Paz... Acabam as chantagens!...
... Acho que vou vomitar...

Sem comentários: