terça-feira, 16 de janeiro de 2007

O Que os outros dizem

Primeiro de tudo gostaria fazer uma aviso à tripulação: algum material contido neste texto que poderá alterar a ideia que tem sobre a minha pessoa, mas a verdade é que o carnaval passou e há coisas que têm de ser contadas, coisas demasiado sérias para permanecerem desconhecidas para o público geral. Como sempre vou apenas apresentar o meu ponto de vista, como se duma verdade universal se tratasse, mas que apenas é mais um.

Por estranho que pareça tudo começa na sexta-feira dia 25/02 quando eu num passeio de barco, ainda no outro lado do Oceano Atlântico (não do Ocenano da Marina Mota, por falar nisso, que será feito desses dois?), ouço uma música cubana chamada: "A minha vida é um carnaval!" Pensei eu com os meus botões: "seria propositado para narrar o que se vai passar no Carnaval de Canas de Senhorim". MAS! e nestas histórias há sempre um mas, eu pensava que ia ser um a época carnavalesca à maneira, cheguei à conclusão que foi o melhor Carnaval de sempre! Assim, sem papas na língua, claramente: o Carnaval de 2006 foi o melhor de sempre!!

Sem querer ser exagerado, eu que não sou nada exagerado (piadinha fácil do dia), tenho-vos a dizer que o Carnaval de Canas é o melhor do Mundo. Oook, se calhar estou a exagerar muito (pensando outra vez). O desfile do Rio de Janeiro se calhar é melhor, se calhar..., o ambiente em Veneza pode ser mais elitista e sofisticado, e em New Orleans há mais água, mas em Canas há alguma coisa diferente e que o torna especial: pode não haver mulatinhas (muito boas) praticamente nuas a dançar, máscaras de milhares de contos, nem costumes sexuais esquisitos, mas tem algo de especial de certeza... Em Canas há algo de muito especial: a Raquel, a Giiiiggggs, a Mariana, o Diogo, a Marta, o Peixe, a Cebola Rachada com Sal; há o Paço, o Rossio, o Tinco, o Crazy Frog, a Catarina; ó só de lembrar... há ainda o Encostas de Penalva, o Quebra Tolas, o Baile nos Bombeiros, a porta do 134. E mais, mas já não posso escrever mais porque senão isto perde o ritmo.

Acho que estou apaixonado pelo Carnaval de Canas! Como todos sabem, ou deviam saber, sou fã do pagode, do regabofe, da loucura e algumas vezes até dum Pai Natal em cuecas mas não há palavras para descrever a época festiva. O desfile, meus amigos é acompanhado por músicas modernas, dos anos 50 provavelmente, que se ouvem até à exaustão, até elas sairem pelos ouvidos, cheia de máscaras feitas em casa e carros, chamemos-lhes, alegóricos puxados por tractores, mas o ambiente que se vive é tão são e a rivalidade Rossio vs. Paço é do género FEUP vs. Academia do Porto: "vamos mas é beber uns copos que somos todos os amigos". Eu tentei fazer parte do cortejo, mas não me estava tanto no sangue como o álcool no dia seguinte... Em jeito de finalizar: para o ano estou lá caídinho e não aguentarei muito tempo sem ir outra vez a Canas, possa ser que o peixe volte também; porque, e ainda não vos falei, da forma familiar e agradável como fomos recebidos: pela Bela, Sr. Serafim, o Sr. Zé e a D. Fernanda e que apesar da dieta rigorosa a que fui submetido à base de carnes vermelhas e doçaria tradicional (e não só) portuguesa gostei muito.

Meus amigos foi tudo poderosíssimo, apostamos fortemente no Carnaval e tiramos enormes dividendos, é para nunca mais esquecer e para sempre recordar... de resto a história é minha!

Viva o peixe!
Viva o Rossio!
Viva o Paço!
Viva o Encostas de Penalva!

Até...

ZEMIXX

2 comentários:

Farpas disse...

Um link para o Zemixx não ficava mal e ajudava a compreender o texto... digo eu!

PortugaSuave disse...

Seja quem for volte sempre e divirta-se.
De resto, conseguiu transmitir uma boa visão do que se passa por cá no carnaval. Bom texto.
Cumprimentos