sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Deputado viseense agredido em Bruxelas

O deputado viseense José Cesário foi agredido em Bruxelas (Bélgica) quando estava a passear com um grupo de autarcas da região na "Grand Place" (praça central). O resultado do confronto foi um olho negro e uma fractura óssea na face.
Tudo aconteceu, segundo contou José Cesário ao nosso Jornal, na noite de segunda para terça-feira quando tentava acalmar os ânimos de um indivíduo que começou por se meter com o grupo de autarcas que se encontrava naquele país em visita à Comissão Europeia.
"Tive uma reunião com a comissão política e militantes do PSD de Bruxelas e depois desse encontro dirigi-me ao hotel onde encontrei um conjunto de autarcas de Viseu. Decidimos dar uma voltinha até à Grand Place, no centro de Bruxelas, um dos locais mais bonitos da cidade", contou José Cesário.
Era cerca da meia-noite e apesar do frio que se fazia sentir, ainda havia gente a passear. "Eu ía um bocadito mais à frente, quando me apercebi que o restante grupo, constituído por alguns autarcas, começou a ser importunado por um indíviduo que se notava perfeitamente estar fora de si".
"Falava uma linguagem estranha e até me pareceu que outros colegas que estavam com ele tentavam acalmá-lo", lembrou, acrescentando que a dada altura apercebeu-se de que a situação começou a ficar mais complicada.

Não foi racismo

"Ainda disse aos colegas para seguirem e não ligarem ao que o sujeito estava a fazer, mas depois como vi que não desistia e com receio que estivesse armado, dirigi-me a ele para o tentar acalmar. Foi então que o jovem me deu uma cabeçada", disse José Cesário. Logo na altura, sublinhou, apareceu a polícia que deteve de imediato o homem e evitou complicações maiores.
As razões pelas quais o indivíduo se meteu com o grupo de portugueses não foram explicadas, mas o deputado viseense exclui a hipótese de se tratar de uma questão de racismo. "Ele aparentava estar fora de si, talvez sobe o efeito de substâncias ilegais ou de álcool".
Já algemado, o agressor, um jovem que teria vinte e poucos anos, foi conduzido à esquadra, assim como os portugueses onde prestaram depoimento e apresentaram queixa. "Vi que o rapaz saiu algemado para ir ao hospital, eventualmente para fazer testes, e voltou novamente para os calabouços. A polícia não me disse mais nada, tendo apenas adiantando quando ainda estávamos na Praça que o sujeito poderia ser grego". Também José Cesário foi à unidade hospitalar receber tratamento e fazer alguns exames.

Olho negro
de recordação

De regresso a Portugal, o deputado traz como "recordação" o olho negro. "Felizmente que uso uns bons óculos que mesmo com a cabeçada ainda aqui se mantém firmes", gracejou José Cesário, agora que o susto passou.
Hernâni Almeida, presidente da Câmara Municipal de Armamar, foi um dos autarcas que esteve presente durante o desacato. O edil explicou que nada fazia prever a agressão.
"Íamos a passar no local, quando de repente um indivíduo, que estava a cerca de 20/30 metros de distância, começou a correr na nossa direcção e insultou as pessoas sem razão aparente, acabando por agredir o dr. Cesário", contou.

Deputado já esteve em
cidades mais perigosas

José Cesário é deputado do PSD eleito pelo Círculo Fora da Europa, actual líder da distrital de Viseu do partido, e foi secretário de Estado das Comunidades. O susto em Bruxelas foi grande e recorda que esta foi a primeira vez que se viu numa situação destas. "Já viajei por quase todo o Mundo e estive em cidades bem mais perigosas do que esta que até tem um bom policiamento, mas nunca me vi numa situação igual. Cheguei a ter receio de que as coisas acabassem pior", referiu.


As minhas fontes em Bruxelas dizem-me que ele não é Grego!... Mas isso criaria mais um mito!...

Sem comentários: