quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

O velho, o rapaz e o burro

O Mundo ralha de tudo,
Tenha ou não tenha razão,
Quero contar uma estória,
Em prova dessa afirmação.

Era uma vez um velho que tinha um neto e um burro!...
Um dia o velho propôs ao neto:
- Ó meu neto pára de jogar à bola e anda daí... Vamos até à aldeia! Com ela fica longe vais montado no burro.
Já no caminho um grupo de homens critica a situação:
- Olha para aquilo Manel!!! Eu estarei a ver bem?

- Parece impossível que o rapaz que é novo vá montado no burro e o velho, coitado, meio trôpego, vá a pé! - explanou o Manel, logo segundado pelo companheiro
- Ó Manel, por isso é que o mundo não vai para a frente... Ó rapaz sai de cima do burro, deixa montar o velhote.
O velho incomodado disse:
- Raio dos homens... Ó meu rapaz talvez seja melhor desceres do burro, assim as pessoas já não falam!... Olha, vou eu em cima do burro
O rapaz desceu e deixou montar o avô... Mais à frente uma lavadeira que passavam:
- Comadre, olhe bem para aquilo! O velho montado no burro e o rapazito a pé.
E dirigindo-se ao velho:
- Devia ter vergonha, seu velho mandrião!... Então o seu neto é que vai a pé, um rapazito ainda de tenra idade?
A outra lavadeira concluiu:
- Ó homem saia de cima do burro!
O velho ficou outra vez surpreendido, mas agora não sabia o que fazer. Coça a cabeça e tem uma ideia!
-Ó neto, olha eu nem sei, mas pensado bem... É melhor irmos os dois em cima do burro... Não achas?
- O neto respondeu:
- Acho bem avô...”Bora” lá!...

Prosseguem caminho e encontram-se com duas ceifeira que vinham do campo. Ao ver o velho, o rapaz e o burro comentam entre si:
- Ai valha-me Sto. Onofre ... Se a minha vista não me falha, eu estou a ver dois em cima de um burro

- Não estás enganada, não!... É verdade... Olha só para aquilo!... Pobre do burro

E dirigindo-se ao velho:
- Ó compadre, coitado do animal... A carregar duas pessoas, ainda se vai abaixo das canelas!

- Por amor de Deus, dê-lhe algum descanso, alivie-lhe os costados!
O velho, desesperado, desabafa:
- Mau, mau Maria... Já viste isto? Agora é que não sei o que fazer! Dá-me uma ideia, ajuda-me a calar esta gente.
O neto deu a ideia:
-Eu estive para aqui a pensar e tenho uma ideia genial. Ó vô porque não vamos os dois a pé? Vais ver que ninguém fala!

O velho fica contente com a ideia, abraça o neto e continuem o caminho quando se deparam com dois rapazes que vinha de trotinete:
- Tony, eu até vou mais devagar para ver melhor!...

- Sim, aqueles dois endoideceram... O velho e o “puto” a pé e o burro descansadinho...
O primeiro aborda o velho em tom de gozo:
- Ó homem, tem medo que o burro se estrague?
- Vão a pé, vão... Assim o burro não se cansa!Depois de ouvir isto o velho tira a boina irritado e fala com o neto:

- Sabes uma coisa, meu rapaz? O melhor que temos a fazer e não darmos ouvidos ao que dizem os outros, pois vai haver sempre alguém a criticar as nossas opções... Por melhor que nós a achemos...

Assim aprenderam a lição...
Para a todos agradar
Foi fazendo o que ouvia
E só no fim percebeu
Que a sua razão é que valia!...

O Objectivo era mesmo é só... Chegar à Aldeia!...

Sem comentários: