terça-feira, 5 de dezembro de 2006

O Grito!...


Muitos preocupam-se com o Cultura... Eu, como sou mais terra a terra, tenho outros assuntos me incomodam, algo mais de tipo “coltura” (das batatas e dos feijões)!...
Continuo irredutível em relação à iluminação das ruas de Canas de Senhorim, “não se vê a ponta de um corno”... Ou sou eu que tenho cegueira nocturna?
De passeios também tenho cá as minhas teorias... Arranjaram-se, alargaram-se, mas pouco de novo de novo... Uma rotunda mal amanhada, uma rua com alcatrão novo cheio de buracos, estradas cheias de terra, passeios a fazer lembrar pantanais amazónicos ou com regos por arranjar... E os da Av. da Igreja? Não pode ser!...
São as antigas matas por reflorestar, uma requalificação ambiental das antigas minas que tenho as minhas dúvidas em relação à sua efectiva impermeabilização, trânsito mal regulado, falta de uma solução duradoura para a travessia da estrada nacional junto as bombas da Total, uma zona industrial onde falta tudo... Não pode ser!...
Canas foi chutada para canto!...
E se para muitos esta Vila não passa de uma feira das vaidades, um jardim zoológico, um estudo social, outros há que têm de cá viver... Querem cá viver... Exigem cá viver!...
Os que nos vêm do lado de lá do vidro... Até alguns Canenses “Culturais”, que não vivem cá, que só cá vêm porque brota neles uma saudade do pai ou da mãe, da casa dos avós, do Carnaval, da Feira Medieval, das Termas, de um albergue para ir à Serra da Estrela... Eu não sou uma lagosta dentro do aquário esperando a panela... Não quero ser... Exijo que não seja... Eu vivo cá!...
E se não querem ouvir o meu grito, por ser “coltural”, paroquial ou alucinado, olhem o passado dos nossos avós, o presente dos nosso amigos que cá estão, o futuro das nossas crianças!... Vão ver que é mais aquilo o que nos une, do que aquilo que nos separa!
E se querem baixar os braços, baixem!... Não andem a cortar os braços dos outros! Já agora, nem as pernas!

Sem comentários: