sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Simplex!?!?

Para ser sincero, raras são as vezes que preciso de me deslocar a um serviço público!...
Hoje tive de ir ao médico (que é como quem diz à Médica), mandou-me fazer uma bateria de meios auxiliares de diagnóstico… Até aqui tudo mais ou menos normal (vamos lá ver o que dizem as análises!)!
Mas, como sou dador de sangue à 10 anos e me “sugam” pelo menos 2 vezes por ano, hoje deu-me para ir pedir a minha isenção de pagamento das taxas moderadoras do SNS… Segundo informações por parte do serviços do Hospital de S. Teotónio tenho de me dirigir ao posto de saúde na minha área (Canas de Senhorim) com o Cartão Nacional de Dador Benévolo, cartão esse que, desde há dois anos, tem uma banda magnética e “Chip” onde é guardada toda a informação relevante do dador, principalmente se cumpre os requisitos (doar 2 vezes por ano)… Mais, esse cartão veio substituir um outro, onde muito pouca informação era apontada, estilo “mercearia”!...
Gasta o estado português milhões pelos cartões, perdem os serviços de sangue horas a actualizar as bandas magnéticas e os “chips” e depois temos de pedir uma declaração no Hospital S. Teotónio sobre os dados que estão contidos no cartão para podermos entregar o impresso no nosso Posto de Saúde, simplesmente porque, quem tem de passar a isenção não tem terminais para ler o “raio” do cartão…
Ou seja, em termos práticos a simplificação e a utilização das novas tecnologias consegue complicar o processo bastante mais!...

Os dadores não o fazem por causa de benesses, até pode parecer mal que, ao tentarmos ficar isentos de pagamento das ditas taxas, tenhamos de nos insurgir contra a estupidez que reina…

O Rei vai nú!...

Sem comentários: