quinta-feira, 6 de julho de 2006

Que todos sejam um!...

Correndo o risco de levar uma “chibatada” do Sr. Fulano Tal, por estar a monopolizar, aqui vai mais um…

Saudações canenses,
Antes de mais Canas a Concelho para sempre!...
Nestes tempos de transição, algo há a dizer… Sem ter certezas, o trajecto do LP no MRCCS parece ter chegado ao fim! Não por falta de vontade do próprio, mas porque existe, para mim, um claro objectivo de o “atirar borda fora” se não quiser ser marioneta nas mãos de alguns… Gosto da frontalidade do de muitos do chamado “núcleo duro”, são sinceros, não concordando com as suas ideias tiro-lhes o chapéu, porque sempre estiveram (e estão) prontos para o objectivo único da implementação municipal…
Mas há coisas que não podem ser “pão, pão… queijo, queijo…”!...
O que muitos analistas sociológicos sempre admiraram era o “jogo de cintura”, os “timings” e, principalmente a unidade!...
Muitos, no seio do MRCCS, sempre consideraram a unidade como unanimismo… E eu bem sei do que estou a falar! Sempre pensaram que tudo que fosse dito podia ser desdito a seu bel-prazer… Pensaram que o que o MRCCS (com LP à cabeça como candidato a presidente da Junta) podia prometer lutar (na Junta) pelo município e pelo desenvolvimento, mas depois esquecer a parte do desenvolvimento, como se a votação de 1000 pessoas (e até as outras 800 que, na verdade estavam muito próximas nas ideias) pudessem ser transformadas de “boi em vaca”!...
Colocam Canas em becos sem saída!... Não podemos aceitar “dinheiros” da Câmara, mas temos direito a eles ou, pior, temos direito a eles mas não podemos aceitar… O mesmo seria dizer “volta Colmeia estás perdoado”!... Na verdade, ele sempre foi um nosso grande aliado… Mas olhando só para a questão municipal… A política da “terra queimada” convinha-nos, o esforço da população subjugada a investimentos zero, anos atrás de anos, justificava-se pela perspectiva de sermos Concelho e de recuperarmos o tempo perdido na luta!...
Quero informar que, depois das Luminárias da Irmandade do Crepúsculo (LIC), quais velhos do Restelo, agoiros sedentos que tudo corra mal (e se não correr inventam), surge agora com mais nitidez a Irmandade da Porta Fechada (IPF), designação do @Mineiro que se aplica na perfeição… Faz-me lembrar uma feminista que gritava que se não pudessem ter tudo, então não queriam nada!... Tem de ser assim, nem que para isso tenhamos de passar por cima da razão ou do mundo… Eu também não quereria ser Concelho contra ninguém!... E, se temos razão, não devemos atropelá-la com o coração, distorcendo externamente o nosso ideal!... Mas o coração é preciso!... Os “duros” são precisos!...
Resta-me dizer que, se LP decidir sair (o que não desejo), esperei que outro tome o seu lugar… Quem vier por bem terá o meu apoio, a minha descrição, a minha amizade, a minha confidencialidade… Porque o meu objectivo será sempre Canas de Senhorim… O seu Concelho… O seu desenvolvimento!...