segunda-feira, 29 de maio de 2006

Só eu sei...

Ontem estive num almoço de “lagartixas”!... Devo-vos dizer que foi uma honra ouvir o grande Fernando Mamede e um homem de seu nome Dinis (de Leiria) que sabe mais de “verdagem” que todos os outros 3500 milhões juntos…
Uma das suas frases marcou-me:
- Tenho mais orgulho em ser do Sporting que ser Português!...
Eu, apesar de ser Benfiquista, respondi-lhe para os meus botões:
- Até eu!...
Sim, até eu sou mais do Sporting que português… Lá terei o amigo @_Drix_ a chamar-me facistas, mas é o que sinto!... Desculpem!... Para já sou do Glorioso!...

Depois de ler isto, do amiglo @Mac Adriano apraz-me dizer o seguinte:

Sempre fui um dos críticos dos professores!... Salvo poucas excepções, trabalhavam pouco, tinham demasiadas férias, tinham demasiados direitos e viviam com a faca e o queijo na mão, visto os conselhos executivos serem liderados por “colegas”… Mas isto por culpa deles!...
Bem sei, porque até sou casado com uma, que em casa estão até de madrugada a preparar aulas, corrigir testes ou fazer grelhas de avaliação… Porque não fazem tudo isto no local de trabalho? Não há espaços físicos? Não há computadores? Não há condições? Azar!... Dos alunos…
Porque tenho eu de deixar de jogar um “Age of Empire” porque a minha “mais que tudo” está a usar o nosso portátil para fazer um teste? Porque tenho eu que financiar com tinteiros e folhas de acetato aulas da responsabilidade do estado? Porque tem de sair meu orçamento familiar as fotocópias para teste formativos?
Em minha casa isso vai acabar!... Azar!... Dos alunos…
A taxa de reprovações e desistências nos primeiros anos de faculdade é das mais altas da Europa!... Pois, passa toda a gente!...
Um ano dei explicações de matemática a dois meninos do 12º ano, dei-lhes um teste do meu 12º ano para fazerem em casa como TPC… Eles foram mostrá-lo a professora que disse-lhes que era de um nível muito elevado!... Como não me consta que no ensino superior se tenha baixado o “nível” o que é que os alunos andam a fazer no secundário? O importante é passar! Não se chateia a escola, o professor, os pais, os alunos e o estado fica todo contente com a taxa de sucesso escolar… Na realidade, todos ganham… Menos o país!...
Desculpem, mas vão mas à merda mais essas teorias!
Amigos, vocês estão-me a ver a ir para uma reunião avaliar o professor de Português da minha filha? Eu? Um exemplo de como não se escreve e fala em português?
- A sua filha não sabe o que é um adjectivo!
E eu vou responder:
- Quero lá saber do adjectivo você vai dar-lhe um 5 ou não dá mais aulas na sua vida!...
Ou, já agora, estar num julgamento por ter sido apanhado por um polícia dentro de uma localidade a 150 Km/h, direi:
- Sr. Juiz, se gosta de estar aí sentadinho absolva-me e mande o polícia para a prisão!... Isto, se gosta da sua profissão!

Por isso vos digo (desculpa lá @_Drix_):
- Sou mais do Sporting que português!
Pelo menos enquanto ser português andar muito próximo do surreal!...