quarta-feira, 10 de maio de 2006

Grandes Ângulos

Do site BVcanas

“Nas próximas duas semanas irão frequentar um curso de salvamento em grande ângulo quatro elementos dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim.
Esperamos que concluam a formação com aproveitamento e que dotem o CB de mais capacidade nesta área.”

Mas agora perguntou eu!
O que é um Salvamento em Grande Ângulo?
Aqui, encontrarão mais informação e então concluo que também não me importava de tirar esse curso!...
Certo dia obrigaram-me a descer o paredão da barragem da Aguieira, são mais de 50m de altura (é claro que estou a exagerar – mas é alto)!
Quando me debrucei para iniciar a descida, de cu virado para o precipício o meu pensamento foi: desistir!...
Mas, para admiração minha, uma esbelta “moçoila”, põe-se em pé em cima do muro, e toca a descer por aí abaixo à “australiana” e, se eu me “cortasse” à descida, era uma vergonha para a humanidade (com “h” pequeno) … Por isso, e só por isso, iniciei a descida qual caracol com cãibras… Ok, aceito que foi um comportamento machista, perdão as senhoras por isso!... Mas um gajo tem de manter as aparências!...
No entanto, o tropa que estava cá em baixo a fazer segurança à “moçoila”, assustou-se com sua categoria de descida e travou-a e ela focou ensarilhada no meio do paredão da barragem e com uma mão mal tratada… A corda de segurança (?) não a deixava cair, mas também não era possível içá-la de volta ao topo!...
Não é que o pessoal começou a gritar-me para ajudar a rapariga?
Pensei para mim:
- É pá, eu nem devia estar aqui!... Porra, não estava tão bem lá em cima a rir-me dos outros?
Parei ao lado dela (3 m) e balancei-me até me alcancei-a, desensarilhei a corda de segurança (estava a prender-lhe a mão) e mais não consegui… Entretanto já estavam os militares junto a nós e fizeram o salvamento em grande ângulo…
Eu lá continuei a descer, sempre no meu ritmo (devagarinho e parado) até ao fundo!...
Depois, fui mudar as cuecas! E decidi que não tenho espírito para ser herói, desculpem mas não tenho!...

Se quem tem cu tem medo, dir-vos-ei que o meu deveria ser do tamanho do mundo!... Bem, pelo menos no que diz respeito a grandes ângulos!