terça-feira, 30 de maio de 2006

Ainda os professores

Existe em Portugal, num misto de informação e opinião, pessoas que tentam propositadamente, digo eu, deitar areia para os olhos do comum cidadão!... Fazem-no para defender uma reforma, uma nova lei ou directiva…

Em relação aos professores o que agora se diz é:
- Quem tem medo de ser avaliado? (Vital Moreira, aqui)
É claro que devem existir professores que terão medo de ser avaliados, é claro que toda a função pública deve ser avaliada com parâmetros claros que visem um melhor serviço público… A função pública tem de deixar de ser sinónimo de preguiça e mau serviço!... E, sim, Dr. Vital Moreira, os sindicatos não ajudam nada!...
Mas eu ainda não ouvi ninguém estar contra a avaliação, mas contra os parâmetros de avaliação…

Como Mac Adriano diz no seu Blog:
“o governo já declarou as suas intenções: mantém o que está mal no processo actual de avaliação, e ainda acrescenta algo de muito pior. O que já está mal e se mantém é a auto-avaliação, que não é mais do que o próprio professor ter que andar a desperdiçar tempo precioso na elaboração de estúpidos relatórios onde, através de uma burocrática verborreia, explica que conseguiu fazer o seu trabalho; outra estupidez que se mantém é a de os resultados dos alunos terem influência na avaliação dos professores, o que leva necessariamente a que muitos professores, por terem medo de ser mal avaliados e porque a burocracia a que são obrigados aumenta no caso de terem que reprovar alunos, optem por aprovar péssimos alunos que não mereciam outra coisa a não ser a reprovação. Em resumo, o sistema oferece a passagem de ano a alunos que deviam era estar numa casa de correcção.”

Se eu fosse professor, teria medo de ser avaliado pelos pais!... Um professor de uma qualquer Universidade deve ser avaliado pelos alunos (já que têm mais de 18 anos!)
Os professores querem ser avaliados, pelo menos os que conheço… Os professores, mais novos (e não só), com novas metodologias de ensino, vontade e até “queda para a coisa” querem subir pelo seu mérito e ganhar mais dinheiro do que aqueles que vão debitar “matéria” para dentro de uma sala de aula…
Uma Ordem dos Professores, acabava com essa “coisa” de entrada por nota final de curso, que é realmente uma injustiça… E os professores até concordam!...
Ataca-se com argumentos que todos concordam para tapar a estupidez que é um professor ser avaliado por um pai…
Sr. Vital Moreira, os sindicatos não representam todos os professores… Nem sequer a maioria!...
Vem a ministra dizer que a culpa do que está mal no ensino são os professores!... Também serão! Mas a maior cota de responsabilidade, e de longe, vai direitinha para o Ministério da Educação… O ensino está como está por causa da Srª Ministra e outros que tais que se sentaram na sua cadeira!...
Não pode haver turmas com menos de 20 alunos, quando toda a gente sabe que 16 é o número ideal para teóricas e 12 para laboratórios e aulas equiparadas… Quer a ministra dizer que um professor pode dar uma aula prática de química a 30 alunos? Quer a ministra dizer que poderá um professor de matemática dar um exercício com um grau de dificuldade alto e acompanhar os 30 alunos que o estão a fazer? Deverão continuar disciplinas como a área escola com um peso excessivo e diminuirmos as áreas como a química, física ou biologia? Poderão alunos com 7 negativas passar de ano por decreto? Não deverão os professores que tiram mestrados, pós-graduações e doutoramentos na sua área de ensino e subirem na carreira por isso?
Srª Ministra, também há médicos maus… Que não ligam aos seus doentes! Sabia?
Caiem pontes, casas e empreendimentos logo os engenheiros portugueses não valem nada?
Bem, sou mais do Sporting que português!