sábado, 15 de abril de 2006

O Povo é quem mais ordena!

“Noutro plano, as movimentações sociais em França, e alguns comentários que a seu propósito se fizeram, vieram pôr a nu algumas certezas…
Sociedade civil forte sim, desde que não se expresse em movimentações sociais. Sociedade civil, sim, mas se a sua concretização se manifestar no associativismo para escutar os pássaros no alto das montanhas do Arizona, e não em manifestações estudantis no centro de Paris, na feliz imagem de António Costa Pinto.
A movimentação social destas semanas em França e o seu impacto sobre o poder político são um exemplo do carácter mobilizado de segmentos centrais da sociedade francesa. Houve quem, numa leitura enviesada dos acontecimentos, fala-se em “interesses egoístas”, habitual expressão para quem não gosta deste tipo de mobilização política.
O que a França ilustra é uma dinâmica de mobilização social que vai sendo rara nas outras democracias europeias. E demonstra que para os governantes é mais difícil interiorizar que o conflito legítimo é uma dimensão de vitalidade, a correlacionar com o dinamismo empresarial ou a mobilidade de mão-de-obra.”
António Vilarigues in Jornal do Centro 13-4-06

Pois é!...
Às vezes o Jornal “maldito”, atira estas verdades para o papel, que, se não me atingisse directamente na Alma, até dava para rir até ser dia!...
A mobilização da sociedade só interessa se for para dizer “ámen” à comunidade política… Pode comemorar-se o 25 de Abril (dia da Liberdade) para ver passar as relíquias da guerra colonial, para escutar a demagogia presidencial, ou as palavras (e só palavras) de circunstância dos demais políticos, agora aproveitar o dia para lembrar outras liberdades não institucionais que vêm directamente da sociedade civil, “alto e para o baile”… Arruaceiros!...
Até o cidadão em que votei para a presidência da república (Manuel Alegre) foi vítima de uma vergonhosa perseguição por parte dos seus companheiros de luta pelas liberdades… É estranha esta política!... Faz-nos pensar que só lutam para terem os lugares dos que criticam…
Depois temos as comezainas no “Rui dos Leitões” e outras coisas que tais, que englobo nos interesses egoístas… Ninguém compreende (também já vai estando vacinado), que ajam pessoas que lutam por bens de um todo… Isso não existe na sociedade!... Se eu “berro” é porque quero algo para mim, não para todos!...
Pois é!...
O Dr. Manuel Mendes anda a escrever sobre isso há alguns anos, Boaventura de Sousa Santos, a quem alguns chamam teórico alucinado, diz isso sempre que é chamado a dar opinião sobre movimentos sociais!...
“Grândola Vila morena
Terra da fraternidade
O Povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade”
Quem era o Povo de Zeca Afonso que mais ordena? E a Vila morena?
Poise!... Há dias assim!...

Nota: O jornal citado continua na prateleira dos meus “Tabus”, juntamente com a srª Jornalista, o Gaivina e o instrumento musical arcaico!