sexta-feira, 21 de abril de 2006

Hoje discurso eu!...

Depois de lêr o interessante “post” aqui, apraz-me dizer o seguinte:

Não vejo tanta necessidade assim de se criar um blogue que cabe perfeitamente neste (ou outros)… É só mandar um mail ao Sr. Fulano Tal (no caso do Canas&senhorins) e todos lemos e comentamos… Mas, tudo bem… “Haja alegria e fé na fotografia”®!...

Para uns interessa analisar a perspectiva do beija-mão à Dr.ª Curandeira, outros que a luta pela restauração do Município acabou, outros que o Luís só queria era um tacho (ser presidente da junta será um tacho?), outros a “simpatia” e eu sei lá que mais…
Truncar as palavras de campanha eleitoral, não me parece ser o melhor caminho… Tudo que hoje se passa foi sufragado nas eleições para a Junta… Mas, a bem dizer, esse escrutínio significou bastante mais que uns lugares na Assembleia de Freguesia ou o seu órgão executivo…
Depois da minha renovação espiritual, as coisas que me faziam alguma confusão foram-se desvanecendo… Muitas pessoas, quando votaram na coligação “todos juntos pelo concelho de asnelas”, não o fizeram em consciência (mas para mim fizeram bem), não viram o “filme todo”!... A sua visão estava enviesada pela nobre luta do concelho, ouviram o que quiseram inocentemente ouvir… Mas foi dito! O Luís disse-o!... O Grupo dos 69 exigiu!
Para vos ser sincero qualquer ida a asnelas para uma actuação, para buscar dinheiro (que é nosso) sinto que estou a vender a Alma ao diabo…

Mas agora perguntou eu:
Porque razão nos devemos sentir melindrados se o Canto&encanto, o teatro, o Rancho ou outros vão actuar a asnelas? Terão as pessoas de Viseu (por exemplo), mais direito a ver as actuações que os de asnelas? Acho que não!...

Se bem que também é verdade que (por exemplo) as pessoas de asnelas não vêm a Canas para ver o Canto&encanto… Porquê? Não é este concelho uno?
Desde o Carnaval, em Nelas tentam imitar tudo que de bom e feito em Canas em vez de apoiarem eventos e associações neste concelho em que todos estão juntos… Mas então? Não é este concelho uno?
Nessas tentativas de imitações dos eventos gastam mais em asnelas, pois claro!... Em canas temos a força da carolice, pessoas empreendedoras sem olhar a outras recompensas… Os eventos não deveriam ser equitativamente apoiados pelos Município? Não é este concelho Uno?
Uma 3ª ETAR em asnelas deve ser uma necessidade, não duvido… Mas, tendo quase a mesma população, pôr a 1ª a funcionar e fazer a 2ª em Canas, algo mais premente? Não é este Concelho uno?
Não, o problema é que não é… O actual Município de Asnelas é constituído por dois Concelhos… O de Canas e o de asnelas!... São factos… E contra factos não hão* argumentos!...

*Sim “hão” e não “há”…