segunda-feira, 3 de abril de 2006

Há muito Dinheiro!

Cavaco Silva só deverá receber cerca de 50% dos 1,72 milhões de euros em subvenções públicas a que tem direito.
Um direiro que advém da obtenção dos 2,77 milhões de votos que garantiram a sua vitória nas eleições presidenciais, noticiou este Domingo o «Correio da Manhã».
Como a lei é omissa sobre o destino a dar aos «lucros» da campanha eleitoral, consequência de um maior autofinanciamento dos candidatos, a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos aconselhou Cavaco Silva e Manuel Alegre, cuja candidatura tem um «lucro» de 212 mil euros, a doar essas verbas, cujo total pode ascender a um milhão de euros, a Instituições Particulares de Solidariedade Social (PIS), refere o jornal.
Ao que o «CM» apurou junto de um ex-elemento da candidatura de Cavaco Silva, há pouco tempo as previsões apontavam para um valor da subvenção pública que não será recebida da ordem de 50 por cento do total a que o candidato teria direito a receber. Como, segundo a Assembleia da República, a candidatura tem direito a 1,72 milhões de euros em apoios públicos, Cavaco acaba por receber uma verba da ordem dos 850 mil euros. O próprio presidente da Entidade das Contas, Miguel Fernandes, disse ao CM que Cavaco Silva teve um excedente em subvenções, embora se tenha escusado a revelar o valor.
Com a candidatura de Manuel Alegre, aconteceu o mesmo: o candidato tinha direito a 795 mil euros, mas, pela mesma razão, acabou por poupar ao Estado 212 mil euros. E, por isso, recebeu menos 16 290 euros que Mário Soares, apesar de ter tido mais seis por cento de votos.