quarta-feira, 12 de abril de 2006

Bombeiral!

Desculpem voltar ao tema Bombeiros, mas tem de ser!...
Depois de ter visto ontem na TVI e de ler isto, apraz-me dizer o seguinte!...

Há uma campanha institucionalizada contra os Bombeiros Voluntários Portugueses!...
Então 17 Milhões de euros é muito? Atiram com valores muito rechonchudos para ver se tapam os olhos ao pessoal… Não, eu não posso aceitar esta estratégia de “deitar abaixo” primeiro, para terem a opinião pública a favor, e mudar o que está, realmente, mal! Táctica muito utilizada por este governo de Sócrates em relação a instituições e trabalhadores em que se pretende reformar o serviço!...
Se profissionalizarem os Bombeiros vão gastar Menos? Então o estado que passe a pagar a todos para se tornarem profissionais, que compre veículos, que arranje instalações, que dê formação (e a pague), que ponha gasóleo, que tenha oficinas… Ou depois isso fica na mesma a cargo das Associações que suportam os Bombeiros Voluntários? E depois os Bombeiros neo-profissionalizados vão ser funcionários públicos? Ou serão os privados (com fins lucrativos) a pegarem na nobre tarefa dos que dão “Vida por Vida”?
Eu, que não tenho espírito de Bombeiro (por isso é que não sou!), não trocava 40€ por dia para estar de prevenção a incêndios, por umas férias na Figueira… Há quem o faça seriamente… Tem a minha admiração!...

Que as coisas se organizem a nível nacional, que haja chefias e alguns bombeiros profissionais (mas, mesmo!... Não avençados!), que o combate a incêndios não deve ser como cada comandante quer, que tem de haver fiscalização e controlo e outras coisas mais que não tenho conhecimentos para discernir, até concordo… Mas, o problema dos incêndios em Portugal, não é da responsabilidade dos BV… Aliás, até nem é um problema maior exactamente por causa do BV!
Se a voz deste provinciano vale alguma coisa:
-Respeitem os Bombeiros!
Critiquem, que eu também, ás vezes, mando umas “bocas” aos de Canas de Senhorim, mas eu gosto de estar na Figueira da Foz, com os “tintins” ao Sol e saber que, se houver um incêndio ao pé de minha casa, os Bombeiros de Canas resolvem (tipo Liedson)! Tenham eles meios e paciência para aturar os nossos governantes!...