quarta-feira, 8 de março de 2006

A Quaresma nos Blogues!

… Certo é que, uma mudança tão radical como ir do 9º Inferno ao 7º Céu, deixa perplexos aqueles que estão algures no meio (no 1º Céu ou Inferno)… Simplesmente porque estando habituados a olhar os outros da direita, agora, temos de virar a cabeça para o outro lado (o Outro Lado existe)…

Pedindo desde já compreensão pela hipérbole, seria fácil compreendermos Jorge Sampaio se ele viesse agora dizer que fez mal ter vetado a lei quadro que possibilitava Canas de Senhorim ser concelho?!? Ou que Bin Laden viesse agora dizer que com ataques terroristas não atingimos os objectivos?

A verdade é que devemos perdoar, dar oportunidade ás pessoas que querem mudar… Porque gosto que o façam em relação a mim quando tenho de “emendar a mão”! Para podermos dizer sem hipocrisia: perdoem as nossas ofensas, assim como nós temos perdoado!...

A Quaresma é isso mesmo!
E não escrevo apenas na perspectiva católica da época… A Quaresma é quando um Homem quiser!... Quando achamos que devemos parar para meditar; quando olhamos os outros por um prisma diferente, reconhecendo que todos têm coisas boas; quando aceitamos que somos tão (ou mais) “pecadores” do que aqueles que criticamos, olhamos com facilidade os ciscos dos outros e não vemos a “trave diante dos nossos olhos; quando damos a mão aos que pedem para se levantar; quando nos pedem esclarecimentos sobre um caminho ou rumo a seguir…

Sim, a Quaresma é isso mesmo!...
É sacrificar a nossa carne preguiçosa para servir os outros com opiniões… É virar a cabeça para o outro lado e deixar de ignorar os que gritam por elucidações… E gritam porque teimamos em colocar a cabeça no sentido contrário ao deles…

Sim, a Quaresma é isso mesmo!... Até muito mais!...
A caminho da Páscoa… A salvação dos Homens… A emancipação dos Blogues!