quarta-feira, 1 de março de 2006

A Minha Avaliação

Está no fim o Carnaval 2006!
Fazendo a minha, modesta, avaliação diria que de uma maneira geral o Entrudo deste ano foi bom!...
Contudo, quando muitos reclamam uma maior aceitação por parte dos OCS, esquecem que o Carnaval de Canas de Senhorim é mais (tem de ser mais) que dois simples corsos alegóricos no Domingo-Gordo e na Terça-Feira de Entrudo… Os corsos não marcam a diferença e comparados outros por este Portugal são medianos!
O Carnaval de Canas de Senhorim deve apostar no futuro nas suas tradições seculares únicas: os pisões, as paneladas, as cegadas, os compadres e as comadres, o Domingo Magro, a Segunda-Feira da Velhas, os cabeçudos, os enfarinhanços, a “batatada”, o enterro do Entrudo, os bailes e outros… Só que isso parece estar a perder-se!...
Os pisões transformam-se em vandalismo gratuito, das paneladas já ninguém ouve falar tal como as cegadas, os compadres e as comadres, os enfarinhanços… O Domingo Magro passou a ser o domingo anterior ao Gordo!... Os bailes só são motivo de discussões… As direcções dos bairros não passam de sacos de pancada, trabalham para os outros tirarem partido…
As marchas estavam bonitas e com muita gente (bem no Rossio já é normalJ), os carros alegóricos acima da média dos últimos anos, um Despique que correu bem, as direcções dos bairros conseguiram entender-se… Foi bonito ver a rua do comércio cheia de gente, muitos deles turistas… Foi bom retomar-se a critica social e política… Foi bom ver, no meio da divisão, uma bandeira de Canas… Foi bom S. Pedro mandar retirar as nuvens!...
Umas perguntas:
Será que deveríamos ter um conjunto de baile a animar as marchas em detrimento de uma banda filarmónica?
Será que deveríamos colocar gradeamento, principalmente nas Quatro Esquinas, para as marchas não serem engolidas pelas pessoas?
Será que o Enterro do Entrudo não deveria ser de Canas de Senhorim e não dos respectivos Bairros?
Será que vale a pena continuar com este tipo de bailes de domingo e terça?

Bem, para o ano lá estarei a cantar:
- Sou do Rossio onde o Entrudo nasceu!...
Por agora direi apenas:
- Queimem o bicho!