quarta-feira, 29 de março de 2006

E quando um "Gajo" Incorpora?

Falemos então de assuntos importantes!...
Este vale sempre a pena recalcar…

A recuperação ambiental das minas de urânio parece ter entrado, pela enésima vez, num pantanal (para utilizar um termo de Guterres, alto comissário para os refugiados)!...
Quando parecia que vinham todos a correr recuperar o recuperável, tudo se esfumou!... Foi só “tesão do mijo”… De vez em quando, aos nobres senhores do “pilim”, o sangue sobe-lhes ao mastro e está a andar para Canas de Senhorim!... E isto é assim, mas agora vai ser de outra maneira, toca a pôr uma rede de alguém precisa de facturar, vamos fundir a exmim na EDM, levar tudo para o “Monte Amarelo”… Mas, se calhar, é melhor não!... Onde está o dinheiro do estado para a recuperação… A EU já se chegou à frente… Quanto é? Vamos lançar o concurso… Já está lançado… Ah!... Mas afinal era um concurso para ver quem abastecer de gasóleo as máquinas que vão transportar os resíduos para o aterro final… E vai ter mais nove metros… Se calhar são onze!... Ficava melhor do outro lado da estrada, na Cominalta (Agrepor), em Mangualde ou em Lisboa à frente da Assembleia da República…
Meus amigos:
- FAÇAM!
E façam depressa, nem se seja uma cagada em “três actos”… Assim, nem o pai morre, nem a gente almoça!...
Sei que há pessoas a tentar ganhar dinheiro sem fazer nada… Como sei que a compensação que Canas de Senhorim deveria de ter é igual a ZERO!... Que os canenses são meramente danos colaterais que só têm direito a um encolher de ombros ou a uma afirmação do tipo:
- Vocês são sempre a mesma “merda”!...
Eu acrescento merda radioactiva!... Ou reactiva! É que o nosso cérebro e músculos, de tanto radão incorporarem, podem muito bem fazer de um gajo um mutante, capaz de virar um camião carregado de terra que circule nas nossas ruas, aumentando o nível de radão… Poderão até ver-me, juntamente com o Sr. Minhoto (quissá de mão dada), a gritar palavras de ordem com cartazes na mão… E, porque não, uma bandeira de Canas com um novo brasão radioactivo (Proponho às Língua algo como: o símbolo “radioactivo” e em vez dos cavalos, eu e o Sr. Minhoto)… É que um “gajo” pode incorporar… E quando um “gajo” incorpora é uma “merda”… Radioactiva!