sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Contra os Canhões... Marchar, marchar!

Todos temos o direito de nos expressarmos livremente, por qualquer meio!...
Cada um tem a sua opinião, por alguém querer que Portugal seja uma monarquia, que seja anexada a Espanha, que volte um Salazar não pode ser visto como algo “lesa-pátria” ou um escândalo universal…
Há pessoas que gostam de pensar que um jogo de Boxe se pode jogar sem murros ou mesmo sem golpes ilegais… Alguém já viu um jogo sem faltas?
Mesmo as atitudes consideradas menos próprias ou mesmo ilegais, devem sempre enquadradas numa perspectiva das causas dessas lutas…
Porque é que Gandhi, contra a Lei do seu país, pediu ao povo que contrabandeasse Sal? Porque é que os sem terra (Brasil), contra a lei do seu país, tomaram posse de ranchos senhoriais? Porque Soares espezinhou a bandeira de Portugal quando estava no exílio?
Chegou-se a um tempo em que populares tomam atitudes contra o poder instituído e são considerados traidores, que são levados por outros, outros esses que têm um interesse, quase sempre, obscuro (haverá os que o têm mesmo)…
O que eu aprendi com a candidatura de Manuel Alegre nas presidências de 2006, foi que todos estamos um bocadinho fartos de políticos que pensam que podem pensar por nós… Que o povo (haverá quem pergunte: mas quem é o povo?) não sabe, melhor, não tem a capacidade de se organizar e organizar como comunidade… De exigir o que lhes parece melhor!...
Tudo isto, sem pôr em causa o direito à Vida!… Desculpem que vos diga, mas, tirando isso, tudo é possível numa luta por liberdades ainda não conquistadas… Acreditando sempre que muitos ficam melindrados, que também é possível lutar de “fato e gravata”!... Mas é suficiente?