quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

O debate

A queda de um anjo

Já aqui disse muitas vezes que o Ansião e Dr. Mário Soares é um homem que ficará para sempre ligado à democracia e liberdade em Portugal! Bem sei que isso agora não tem a mesma importância que há 20 anos atrás, pelo facto, de só nos lembrarmos que nos falta algo quando já não o temos…

No debate de 20-12-2005, tal como na campanha para as presidenciais o Ansião diz não querer falar da gárgula mas só se ouve palavras sobre ele da sua boca… Exige que não se fale do passado mas só fala desse mesmo passado… Ainda por cima um passado selectivo… Nunca me hei-de esquecer das suas palavras cómicas:
- A culpa da crise é de tudo que está mal de só (sublinho o só) do PSD desde a sua (da gárgula) governação!...
Põe de parte a altura em que ele governou e o seu colega Guterres… Sr. Soares, a culpa de todos os governantes e partidos, é minha e sua, é de Cavaco e Manuel Alegre… É de todos!...

O estilo de troglodita desesperado contrasta com o seu antigo estilo troglodita inteligente, de homem do povo. Alguém que fala com o mais alto representante do Mundo do mesmo modo que falaria comigo!...

No entanto, neste momento só ele é que sabe, ele é que é o grande timoneiro da nau Portugal, sem ele este jardim à beira mar plantado nem existia… É o homem que quer negociações com Bin Laden!...

Mas, nesse pseudo-debate, a Gárgula também não me convenceu… Só falta mesmo um “clic” para eu ter a certeza para votar no Poeta… A ver vamos!.... Quem sabe que na altura de pôr a cruz não mudo a opinião!...