segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Um Não Lugar

Ao lêr o Blog “Por Quem Não Esqueci” deparei-me com a problemática do controlo por parte dos Estados e/ou Autoridades do que se escreve na blogosfera!...
Considero o Blog do Cachorro um dos melhores que conheço e tenho apenas como crítica não nos brindar com mais post´s. Mas ele lá saberá!...

Este “não lugar” que é a Blogosfera permite-nos tudo!... Qual é o limite?
È claro que parto do princípio de há limites… Desde logo porque a minha liberdade acaba onde começa a dos outros… Mas quem pode controlar esse pisar de riscos?
Na verdade, a expressão que compara a net a um “não lugar” não é bem verdadeira. O que escrevemos e colocamos num blog está alojado num servidor, logo, o lugar existe!...
Se um português escreve num servidor Norte-Coreano lançando acusações sobre o estado Chinês… A China pede informações sobre o escritor português ao estado da Coreia do Norte e coloca à pessoa um mandado de detenção internacional… É muito difícil, se não impossível isso acontecer!...
Mas, se um português chama Pinóquio ao Eng. Sócrates num qualquer blog de um servidor português, este, facilmente pode acusar essa pessoa de calúnia (na minha perspectiva uma verdade, mas muitos há de muitos quadrantes)!
Portanto, a net e os Blog não são um “não lugar”!
Mas delito de opinião? O que é isso?
Se eu começar todas as frases com as palavras “na minha opinião” tudo é possível… Vejamos:

Na minha opinião a pessoa que estava a assaltar o Banco Totta ontem à noite era o Zé das couves (queira Deus que não tenha sido assaltado, caso contrário tenho a PJ à porta)
Neste caso ridículo tenho uma opinião sobre factos que, em princípio, testemunhei, a parte do Zé das Couves é que pode ser calúnia, mas é a minha opinião que advém de outras situações. Por exemplo, “lixar” o Zé das Couves… O que nos leva para o verdadeiro direito à opinião:

Na minha opinião, o Presidente Sampaio é um aldrabão
Mas, agora, baseio a minha opinião em visões sobre assuntos concretos, não factos indesmentíveis (já me arrependi de ter escrito isto mas, a diante)!...
Na minha opinião A Câmara Municipal de nelas não vai investir em canas o que temos de direito… Na minha opinião o Luís Pinheiro está a ser enganado… Na minha opinião… Na minha opinião é melhor não ter opinião!...

Na minha opinião o céu é preto, ou será vermelho?
Tudo é uma questão de fundamentação, mais ou menos coerente, da nossa opinião!...
O problema não está em dizer uma qualquer coisa (mesmo inverdade ou calúnia), o cerne da questão está na construção da uma fundamentação, no acreditar naquilo que escrevemos e na seriedade com que o fazemos…