quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Ambientes

O Ambiente é um problema sério, bastante sério… O mais sério dos problemas!...
Já aqui o disse muitas vezes e não só eu é justo dizê-lo!...
Temos os inertes da exploração de urânio ao longo de décadas, os metais pesados, o radão, as derrocadas do solo, águas impróprias até para regar as couves, rebentamentos de dinamite no Vale do Boi, as respectivas poeiras, os esgotos a céu aberto, “Etar” em by pass, urbanismo desajustado, Rip’s da O2, exposições de gruas ao lado de uma Zona residencial, luminárias de 2456 tipos, passeios (os poucos que há) de 3256 qualidades, poços sem protecção vertical, obras sem equipamentos de protecção ao público, Rio Mondego poluído (Etar da Zona Industrial de Senhorim também, e como não podia deixar de ser, em by pass)… Enfim!... Um cento de pequenas e grandes coisas!
Cada um de nós (e “nós” implica o “eu”), tem uma maneira de resolver cada situação, cada um de nós tem o direito de exigir esclarecimentos, estudos… Todos nós podemos/devemos inspeccionar e investigar o que lhe der na “real gana”… Todos podemos/devemos “mandar umas bocas”… Mas não sejamos injustos!...
Todos achamos que o nosso problema ou visão dos mesmos é sempre mais importante do que o dos outros…

Alguns julgam-se os “reis do mambo”, o seu pensamento sobre as prioridades é aquele que tem de ser seguido sob pena de se atacar tudo e todos…
Também na Ambiente há facções… Ideias cáusticas e lutadores dispostos a defender a sua dama até à quase morte…. Como diria o outro:
Citando Caius Julius Caesar (100-44 AC) "Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."…
Sim, Canas de Senhorim parece ser um povo que nem governa nem deixa governar… No entanto alguns vão-se governando!....