sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Sabe Ex.ª, eu sempre gostei em si!...

Nas ditaduras, Monarquias, Democracias Parlamentares, Câmaras ou Juntas de freguesia há uma atitude de alguns se irem apresentar ao novo “chefe”, esquecendo-se que na “luta” pela sucessão estiveram na “conspiração” contrária!...
Ainda se é alguém que “não é boi nem vaca” ou mesmo quem esteve sempre com o novo “chefe”, do mal, o menos… Mas acho que são vénias escusadas, mesmo hipócritas… Algo do tipo:
- Agora também quero eu mamar!
Mas, depois temos os que estiveram do lado contrário que fazem a mesma vénia, o mesmo telefonema, ou mesmo convite para café, ou então um “Sabe Ex.ª, eu sempre gostei em si!...” … É preciso amansar a “fera” os meus interesses têm de continuar, o meu filho tem de continuar a pertencer à “corte real”…

Qualquer das atitudes é reprovável… É claro, que quem é amigo antes é-o depois, quem se relacionava antes, relacionar-se-á depois… O reprovável é, que neste mundo, existirão sempre as “cortes”, e mesmo que o rei mude elas poderão ser alteradas levemente, mas o grosso dos hipócritas continuam a comer no mesmo banquete e os pobres a ver se caiem algumas migalhas para matar a fome!...
Hipócritas? Bem, se calhar espertos!...