sexta-feira, 16 de setembro de 2005

A Síndrome do Crente

Para quem me acha radical, aqui vai um a texto acéfalo, algo que me faz pensar, mesmo sabendo que ponho nas mãos do adversário a arma que me vai matar… Gosto de me pôr no lugar dos outros, fico com uma melhor perspectiva da realidade!

A necessidade de acreditar em falsos milagres às vezes ultrapassa não só a lógica mas, aparentemente, até a sanidade mental.
Rev. Canon William V. Rauscher

A síndrome do crente merece ser estudada pela ciência. O que é isso que compele uma pessoa a, ultrapassando os limites da razão, crer no inacreditável? Como pode um indivíduo normalmente equilibrado tornar-se tão apaixonado por uma fantasia, uma impostura que, mesmo após esta ter sido exposta à luz clara do dia, ainda se agarra a ela
-- na verdade, se agarra ainda mais fortemente a ela?
M. Lamar Keene


A síndrome do crente explica situações de crenças religiosas…
Na verdade a luta pela criação do concelho de Canas de Senhorim já quase se tornou numa religião, o que, só por si, nem é mal nenhum…
Desde a minha mocidade, mas aumentada exponencialmente quando fui estudar para Nelas (e só fui, porque não havia vagas em Viseu), que me tornei crente!
Só por si, o acreditar em algo, não é sinónimo de ter contraído a síndrome. Só quando essa fé se torna irracional, sem sentido, procuramos alicerçar uma realidade em algo sem bases, dizemos verdades absolutas quando na verdade são mentiras, sofremos com a situação é que podemos confirmar a síndrome do crente…
O dia 1 de Julho de 2003 confirmou que a nossa fé não é assim irreal, o que se passou depois tornou-se surreal…
E depois podia-vos falar da síndrome do não crente, mas fica para uma melhor oportunidade….

Sem comentários: